Agricultores vão conhecer pesquisas realizadas no Núcleo de Inovação Tecnológica em Agropecuária da UFPR

 Agricultores vão conhecer pesquisas realizadas no Núcleo de Inovação Tecnológica em Agropecuária da UFPR

(Foto: divulgação/UFPR)

(Foto: divulgação/UFPR)

Pesquisas desenvolvidas na fazenda da Universidade Federal do Paraná serão apresentadas nesta semana a produtores rurais, técnicos agrícolas e estudantes. O 4.º Dia de Campo no Núcleo de Inovação Tecnológica em Agropecuária (NITA), que será realizado na sexta-feira (28), vai mostrar como tem sido possível intensificar a produção de alimentos sem o uso de agrotóxicos, em uma área de preservação ambiental e trabalhando em sistemas integrados.

A atividade deve reunir participantes do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso, no Centro de Estações Experimentais da Fazenda Canguiri, da UFPR, em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. A fazenda, com 33 mil hectares, é a maior área de pesquisas do Sul do Brasil. Ao apresentar os resultados de estudos feitos por professores e estudantes de mestrado e doutorado, o núcleo procura difundir a pesquisa e aproximar a área acadêmica da sociedade.

Segundo o coordenador do Nita, professor Aníbal de Moraes, o sistema que integra os componentes pastoril, arbóreo, agrícola e animal reproduz o que a natureza oferece como modelo mais resistente e sustentável. De acordo com Moraes, os resultados são de alta produtividade.

Segundo o professor, a discussão sobre a adoção de um modelo agroecológico ainda é cercada de radicalismos. Moraes diz que é possível trabalhar com sistemas ao mesmo tempo sustentáveis e ambientalmente responsáveis.

O dia de campo que será realizado nesta sexta-feira (29) vai das 8h ao meio dia. Os agricultores vão conhecer pesquisas agrícolas realizadas no Nita, em quatro áreas que registram sistemas integrados de produção agropecuária. O núcleo reúne professores, estudantes e técnicos ligados à área das ciências agrárias e ciências ambientais. O Nita mantém parcerias com universidades de estados vizinhos, Embrapa Florestas, Iapar e também instituições estrangeiras, como o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Interessados em mais informações e em participar do dia de campo podem ligar para o telefone (41) 3350-5754.

Reportagem: Lenise Klenk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem