NacionalEconomia

Água no chopp! Cerveja deve ficar mais cara em agosto

Empresários de Curitiba admitem que serão inevitáveis reajustes nas próximas semanas

 Água no chopp! Cerveja deve ficar mais cara em agosto

Foto: Reprodução

Após alta de 11% em um ano, o preço da cerveja – segurado pelos bares até então – deve começar a ser sentido pelo consumidor. Em Curitiba, empresários admitem que será inevitável a alta nas próximas semanas. O reajuste chega em meio a uma alta de quase 10% no consumo do produto, segundo pesquisa do Instituto Nielsen. O Brasil ocupa a terceira posição no ranking global de venda de cerveja, atrás da China e dos Estados Unidos.

O empresário e conselheiro da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Marcelo Toshio, lamenta ter que repassar para o consumidor o reajuste no valor da cerveja, principalmente, em meio a retomada do movimento pós-pandemia.

A explicação para a alta dos últimos meses e os inevitáveis reajustes futuros fica por conta do aumento do preço de ingredientes essenciais para a produção da cerveja, como cevada e malte, em razão da Guerra na Ucrânia e a alta do preço dos combustíveis, que encarece o transporte. Apesar desse cenário, são esperados reajustes menores para o consumidor de bares na comparação com o que pode acontecer com a cerveja comprada em supermercados.

Algo semelhante ao que aconteceu em 12 meses – medido pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPCA). Entre maio de 2021 e maio deste ano, o preço do produto comprado para consumo em casa subiu cerca de 11%, já em bares e restaurantes a alta ficou em pouco mais de 5%.

Apesar da promessa para reajustes menores, os revendedores de cervejas estão descrentes.

Conforme a Abrasel, os principais reajustes devem chegar no próximo mês. Nos bares, a ideia é priorizar as embalagens de vidro retornáveis, o que barateia o serviço e polui menos que as latas de alumínio. Nos supermercados, a expectativa é pelo aumento da venda de cervejas de preço médio.

Reportagem: Leonardo Gomes.

Avatar

felipe.costa

INSS começa a pagar décimo terceiro antecipado

INSS começa a pagar décimo terceiro antecipado

Até 8 de maio, 33,6 milhões de pessoas receberão primeira parcela

Oposição impede urgência para projeto que substitui DPVAT, no Senado

Oposição impede urgência para projeto que substitui DPVAT, no Senado

Projeto vai ao Plenário nesta quarta (24), depois de ouvida a CCJ

Aposta simples de Curitiba ganha R$ 58,5 mil na Mega-Sena

Aposta simples de Curitiba ganha R$ 58,5 mil na Mega-Sena

Foram sorteadas as dezenas 05 - 20 - 27 - 28 - 48 - 49