ParanáGeral

Alep aprova projeto para flexibilizar uso de máscaras no Paraná

Projeto deve ser sancionado pelo governo do PR

 Alep aprova projeto para flexibilizar uso de máscaras no Paraná

Foto: divulgação

Deve ser sancionado HOJE (16) pelo governador Ratinho Junior (PSD) o projeto de lei que pode levar à flexibilização do uso da máscara no Paraná. A expectativa é de que o governo, em ato contínuo, apresente o decreto que passará a orientar o uso do equipamento de prevenção à covid-19. O projeto de lei foi aprovado em segundo turno, na sessão plenária desta quarta-feira (16), com 45 votos favoráveis, cinco contrários e uma abstenção.

O líder do governo na Alep, deputado Hussein Bakri (PSD), usou a tribuna para defender as ações do Legislativo e do Executivo. Segundo ele, é necessário equilíbrio tanto para restringir quanto para flexibilizar:

A aprovação do projeto que autoriza o governo a editar um novo decreto sobre o uso de máscaras no Paraná exigiu um acordo para que deputados retirassem as emendas. A manobra evitou que o texto voltasse a ser discutido na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), permitindo a aprovação em segundo turno nesta manhã.

O deputado Homero Marchese (PROS) disse que concordou em retirar a emenda após conversar por telefone com o governador Ratinho Junior (PSD). O chefe do Executivo teria se comprometido a atender, no decreto, o pedido para tirar a obrigação do uso de máscaras pelas crianças.

O líder da oposição na Alep, de forma simbólica, encaminhou voto “não” para a bancada. Arilson Chiorato (PT) argumentou que retirar medidas de prevenção à covid-19 pode passar uma mensagem errada à população sobre a realidade do cenário epidemiológico. Reconhecendo que o projeto seria aprovado por ampla maioria, o deputado pediu para que o governo seja ponderado.

O líder da oposição também aproveitou a sessão plenária para apresentar um requerimento oficial à Secretaria de Estado da Saúde. Ele reconhece que cabe ao Executivo determinar as medidas de controle e prevenção à pandemia do coronavírus. No documento, o parlamentar pede que a pasta apresente, em um prazo de até 48 horas, os indicadores e estudos que embasam os protocolos sanitários em vigor, incluindo o uso da máscara.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná pode incorporar centro universitário municipal de União da Vitória

Paraná pode incorporar centro universitário municipal de União da Vitória

O Univ é uma instituição pública municipal, mas que cobra mensalidade para manter as atividades

Novo pedágio deixa a tarifa de ônibus intermunicipal mais cara

Novo pedágio deixa a tarifa de ônibus intermunicipal mais cara

Reajuste está em vigor desde sábado (23), quando iniciaram as cobranças nas praças

Aplicativo Menor Preço ganha ‘versão Páscoa’, com pesquisa facilitada

Aplicativo Menor Preço ganha ‘versão Páscoa’, com pesquisa facilitada

Funcionalidade temporária permite a consulta do preço de ovos, bombons e barras de chocolate