PolíticaCidadania

Alep aprova reestruturação de carreiras das polícias do Paraná

O projeto segue agora para sanção ou veto do Governador Ratinho Junior

 Alep aprova reestruturação de carreiras das polícias do Paraná

Foto: Dálie Felberg/Alep

O legislativo aprovou nesta quarta-feira os projetos de reestruturação de carreiras das forças de segurança do Paraná. Foram realizadas três sessões ao longo do dia, uma ordinária e duas extraordinárias, para discussão e votação da proposta encaminhada pelo executivo. O projeto de lei que trará impacto econômico de 400 milhões de reais por ano traz novas tabelas de reestruturação dos policiais militares, civis e científicos, com ajustes na distância da base para o topo da carreira.

O problema é que os reajustes propostos pelo governo não estão sendo bem aceitos pela categoria, que pede uma reposição de 30% para atender a desvalorização dos salários devido à inflação. De acordo com o Coronel Sérgio Malucelli, os salários estão defasados há seis anos.

A falta de negociações tem gerado protestos. Na segunda-feira (28/03) à noite policiais fizeram uma manifestação em frente à Assembleia Legislativa do Paraná. Na terça-feira, representantes do Sindicato das Classes Policiais Civis do Estado do Paraná (Sinclapol) e do Governo do Estado se reuniram na tentativa de chegar a um acordo, mas nada de negociações. Hoje de manhã (30/03) mais protestos. Por volta das 11h30 os servidores chegaram a interromper o trânsito em uma rua entre a Assembleia Legislativa e o Palácio Iguaçu.

O presidente do sindicato da categoria, Kamil Salmen diante dessa aprovação anunciou que a polícia civil não fará paralisações, mas dará início à chamada operação padrão a partir da próxima segunda-feira. As ações na prática visam a segurança dos profissionais, que só irão atuar se tiverem condições adequadas de trabalho.

O projeto de lei segue agora para sanção ou veto do Governador Ratinho Junior. 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Conselho de Alimentação Escolar pode ter mudanças em Curitiba

Conselho de Alimentação Escolar pode ter mudanças em Curitiba

Nova Lei da Merenda será votada na próxima segunda-feira, na Câmara Municipal de Curitiba

Lei quer estabelecer cotas para indígenas em concursos públicos

Lei quer estabelecer cotas para indígenas em concursos públicos

Medida foi colocada na pauta da Comissão de Constituição e Justiça

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Benefício é pago a outros cinco ex-governadores, num gasto anual estimado de R$ 2 milhões