Alerta fofura: anta-brasileira nasce em refúgio do Paraná
Fotos podem contribuir para a preservação da espécie, que está ameaçada de extinção
Uma anta-brasileira nasceu nesta semana no Refúgio Biológico Bela Vista, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. Essa é a primeira vez que a equipe registrou em imagens o nascimento da espécie, que não teve o sexo identificado.
As fotos são importantes para coletar dados sobre a reprodução e comportamento. A anta-brasileira, considerada o maior mamífero terrestre da América do Sul, está ameaçada de extinção.
A médica veterinária do refúgio, Aline Konell, explica que os registros em imagens e vídeos podem contribuir para a preservação da espécie.
Esse é o segundo filhote da espécie a nascer em menos de dois meses no Refúgio Biológico Bela Vista. No dia 11 de agosto, Frida deu à luz a Cenoura – que já pode ser visitada. A veterinária detalha que a gestação da anta-brasileira pode ultrapassar um ano.
O local, mantido pela Itaipu Binacional, reúne mais de 300 animais de 53 espécies. Desde junho, duas lontras e dois veados-bororó nasceram na instituição. Os filhotes, duas fêmeas e dois machos, passam bem e estão recebendo cuidados veterinários.
Reportagem: Mirian Villa