Alpinistas começam a limpar obelisco da Praça 19 de Dezembro nesta terça

 Alpinistas começam a limpar obelisco da Praça 19 de Dezembro nesta terça

Foto: Isabela Mahyer/SMCS

Foto: Isabela Mahyer/SMCS

Quem passar pela Praça 19 de Dezembro, no Centro Cívico de Curitiba, amanhã (30) até quarta (1) ou quinta-feira (2) pode se deparar com uma cena pouco comum. Dois alpinistas urbanos estão encarregados de limpar o obelisco de 44 metros de altura que fica entre o Homem Nu e a Mulher Nua.

O serviço começa às 10 horas desta terça e vai ser realizado pelo projeto Vida Urbana da Associação de Condomínios Garantidos do Brasil. E, de acordo com a coordenadora da entidade, Deisi Fonseca, o acesso ao monumento como um todo só é possível por meio de técnicas de rapel.

O tamanho da estrutura equivale ao de um prédio de 15 andares. Para evitar riscos, os alpinistas responsáveis pela tarefa fizeram alguns testes há cerca de duas semanas. Para cumprir a tarefa, eles vão ter que usar diferentes equipamentos de segurança, incluindo 200 metros de corda, presilhas e capacetes.

A ACBG é uma entidade sem fins lucrativos e as atividades são autorizadas e apoiadas pela Prefeitura. O trabalho vai durar de dois a três dias e vem na esteira de outra ação desenvolvida recentemente na Ponte Preta, no Centro de Curitiba.

O obelisco da Praça 19 de Dezembro é de autoria do escultor Erbo Stenzel e foi inaugurado em 1953 em comemoração ao centenário de emancipação política do Paraná. A obra é revestida de granito e ostenta um escudo do estado em alto relevo na parte da frente.

Reportagem: Daiane Andrade

Foto:Lucilia Guimarães/FCC
Foto: Isabela Mahyer/SMCS
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem