CuritibaGeral

Aluguel de imóveis comerciais cresce 7,5% em abril, aponta pesquisa

O índice de locações residenciais em Curitiba chegou ao patamar de quase 31%

 Aluguel de imóveis comerciais cresce 7,5% em abril, aponta pesquisa

Foto: Pixabay

O mercado de locação de imóveis comerciais em Curitiba registrou alta de 7,5% em abril, maior número dos últimos oito anos. É o que revela pesquisa do Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar). As locações no mês passado acumularam ainda crescimento de pouco mais de 1% em comparação com março (6,2%) e de 3% em relação a abril de 2021 (4,5%). A média de locações comerciais para os quatro primeiros meses deste ano ficou em 6,4%, quase 2% a mais do que o registrado no mesmo período de 2021. Para a vice-presidente de Locação do Secovi-PR, Marília Gonzaga, os bons resultados comprovam a volta do aquecimento da economia.

O cenário de recuperação também é observado nas locações residenciais. O índice de negócios fechados em abril deste ano foi o maior da série histórica do Inpespar até então, que iniciou a sondagem do setor em 2012. No mês passado, o índice de locações residenciais em Curitiba chegou ao patamar de quase 31%, ultrapassando os 29% de março e ficando 16% acima do constatado em abril de 2021 (14,3%). Na avaliação da vice-presidente, o alto número de locações realizadas até então vão fazer com que haja uma tendência de redução do estoque de imóveis voltados ao setor de aluguel.

Outro ponto analisado pela pesquisa foi o índice de inadimplência dos locatários. Conforme o levantamento, o atraso no pagamento acima de 30 dias em Curitiba, para aluguéis comerciais e residenciais, ficou em 0,6% em abril.

Reportagem Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

MON tem oficina fotográfica para jovens autistas em abril

MON tem oficina fotográfica para jovens autistas em abril

A atividade é gratuita e direcionada para jovens a partir de 14 anos

Trabalhador passa por apuros em prédio no bairro Bigorrilho

Trabalhador passa por apuros em prédio no bairro Bigorrilho

No dia 24 de março, o MP denunciou outro morador de Curitiba por tentativa de