Aluguel por temporada: veja dicas para negociar com segurança e evitar golpes

 Aluguel por temporada: veja dicas para negociar com segurança e evitar golpes

Foto: Maurilio Cheli

Com a chegada oficial do verão e das férias escolares, a partir da semana que vem, é esperado também um aumento dos aluguéis por temporada. O avanço da vacinação contra o coronavírus permitiu a revogação das medidas mais rigorosas de prevenção, o que também estimula os deslocamentos. Neste cenário, alugar uma casa na praia ou no campo é a escolha de muitas famílias. Mas o aluguel por temporada exige atenção.

A advogada especialista em Direito do Consumidor e colunista da BandNews FM, Claudia Silvano, alerta para o risco de realizar toda a negociação pela internet. Ela recomenda que, se for possível, os pretendentes à locação devem visitar o imóvel para certificar as condições anunciadas:

O aluguel por temporada – aquele com período de locação inferior a três meses – segue algumas regras diferentes. A advogada Claudia Silvano alerta para negociar de forma cautelosa para evitar frustrações. Ofertas atraentes demais devem ser recebidas com desconfiança. Outra orientação de segurança é buscar referências sobre o imóvel com outros inquilinos, ou buscar a intermediação de uma imobiliária ou corretor:

Mesmo em aluguéis por curtos períodos de tempo, como semanas ou dias, é importante formalizar um contrato. Quando as condições são estabelecidas apenas verbalmente, se torna difícil – ou quase impossível – cobrar a parte que não cumpriu o combinado.

Outra dica é usar a internet a seu favor para evitar golpes. Pesquisar o nome do locador, os registros do imóvel ou o próprio anúncio pode trazer informações importantes. Além disso, fazer a busca reversa das imagens do anúncio do imóvel é importante para descobrir se as fotos são verdadeiras.

Em relação ao pagamento, evite ao máximo fazer transações antecipadas. Locatários ou pretendentes à locação também devem fugir das transferências para terceiros, uma vez que golpistas costumam usar “laranjas”. E, ao fechar negócio por algum site ou aplicativo, realize a transação financeira sempre dentro da plataforma, como forma de garantir o ressarcimento em casos de fraude.

Caso tenha sido vítima de um golpe, reporte-o imediatamente à plataforma ou imobiliária, se for o caso, e procure o mais rapidamente possível uma delegacia de polícia para realizar o Boletim de Ocorrência.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem