Especiais

Alunas de jornalismo gravam webdocumentário sobre refugiados sírios que moram em Curitiba

Foto: Germano Assad / Documentário – Síria: Uma Esperança Fora de Casa

A realidade dos refugiados sírios que escolheram Curitiba para recomeçar a vida foi retratada em um documentário por um grupo de estudantes de jornalismo da PUC-PR. O projeto “Síria: Uma Esperança Fora de Casa”, foi elaborado por quatro alunas que resolveram mostrar a vida dos refugiados sírios que moram no Brasil. Segundo uma  das alunas, Joana Sabbag, que é descendente síria, o projeto quis abordar o tema de uma forma diferente de como normalmente o assunto é retratado na mídia.

A Síria enfrenta uma crise humanitária por conta da Guerra Civil, que já dura mais de seis anos. Milhões de civis estão desalojados e buscam refúgio em países vizinhos e também na América do Sul. ​Além da guerra entre governo e civis, a Síria ainda enfrenta a constante ameaça do grupo libanês Hezbollah, e das milícias iranianas (que apoiam o ditador Bashar Al-Assad). Dividido em cinco episódios temáticos, o webdocumentário aborda a vida durante a guerra, questões familiares, trabalho, e as dificuldades de adaptação enfrentadas no Brasil.

Segundo Joana, as estudantes chegaram a usar aplicativos de tradução para se comunicar com os sírios durante a produção do filme. O trabalho trouxe também uma nova percepção de vida para as alunas. Joana destaca que ações simples podem ajudar muito no processo de adaptação dos refugiados.

Com o projeto, as alunas as alunas Gabrielle Comandulli, Isabel Woitowicz, Joana Sabbag e Monalisa Rahal, finalizaram o curso de jornalismo. O webdocumentário está disponível no site oficial siriaforadecasa.com.br e na página do Facebook, siriacwb.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Chega ao fim o SXSW 2024 com tendências da IA

Chega ao fim o SXSW 2024 com tendências da IA

Confira o Boletim da Hotmilk para a BandNews Curitiba

SXSW: empresas que atuam nos bastidores das big techs

SXSW: empresas que atuam nos bastidores das big techs

Confira o Boletim da Hotmilk para a BandNews Curitiba