Política

Suplente é convocada para assumir mandato na Câmara

Ana Júlia vai ocupar cadeira deixada após cassação de Renato Freitas

 Suplente é convocada para assumir mandato na Câmara

Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

A primeira suplente do PT, Ana Júlia Ribeiro, foi convocada, nesta quinta-feira (18), para assumir a cadeira vaga, na Câmara Municipal de Curitiba, depois da cassação do mandato de Renato Freitas. A posse está marcada para terça-feira (23). Com Ana Júlia, o Legislativo alcança a maior bancada feminina da história da Câmara de Curitiba. Ao todo, serão nove mulheres. Com 22 anos, ela será a vereadora mais nova da atual legislatura e a segunda mulher mais jovem a assumir uma cadeira na Casa. Em 1947, a professora Maria Olympia Carneiro Mochel foi eleita aos 21 anos de idade.

Ana Júlia chegou a ser empossada, no dia 4 de julho, mas Renato Freitas retomou o mandato três dias depois, por uma decisão judicial. Nos dias 4 e 5 de agosto, em novas sessões especiais, o plenário confirmou a cassação do mandato, por 23 votos a sete, além de uma abstenção. A resolução, que decretou a perda do mandato, foi publicada no Diário Oficial de 10 de agosto. No dia seguinte, a Mesa Diretora declarou vaga a cadeira da Câmara. Ana Júlia cursa Direito na PUC e Filosofia na Universidade Federal do Paraná. Ela esteve a frente das ocupações dos colégios estaduais, em 2016, em oposição à Reforma do Ensino Médio e à PEC 95, que instituiu o Teto de Gastos da União.

Terça-feira (23), a sessão plenária começa às nove da manhã. A solenidade de posse vai ocorrer entre o espaço do pequeno expediente e a votação dos projetos de lei, com transmissão pela internet. Renato Freitas perdeu o mandato por quebra de decoro parlamentar. Negro, o vereador participou de uma manifestação contra o racismo, em fevereiro, no Largo da Ordem. O protesto terminou com a ocupação da Igreja do Rosário. O Conselho de Ética da Câmara avaliou que Renato Freitas perturbou o culto religioso e realizou ato político dentro da Igreja.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Silvio Barros lidera pesquisa para prefeitura de Maringá

Silvio Barros lidera pesquisa para prefeitura de Maringá

Político do PP alcança 48% das intenções de voto, segundo levantamento do Paraná Pesquisas

Projeto sugere data de vencimento em destaque nas gôndolas

Projeto sugere data de vencimento em destaque nas gôndolas

Data de vencimento de todos os produtos alimentícios deve ter o mesmo destaque dos preços

Deputados aprovam nova licença para defensores públicos e procuradores

Deputados aprovam nova licença para defensores públicos e procuradores

Textos, que tramitaram em regime de urgência, já passaram por duas votações

Nova Lei da Merenda é aprovada; prefeito deve sancioná-la

Nova Lei da Merenda é aprovada; prefeito deve sancioná-la

Adequação deve garantir que a cidade continue recebendo recursos anuais do Governo Federal