Ao deixar a prisão, Lula agradece os 580 dias de Vigília e faz críticas a Bolsonaro e Moro

 Ao deixar a prisão, Lula agradece os 580 dias de Vigília e faz críticas a Bolsonaro e Moro
Colaboração / Plínio Lopes

Ao deixar a sede da Polícia Federal em Curitiba no final da tarde desta sexta-feira (8), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi acompanhado por uma multidão e caminhou com dificuldade até um palanque montado no terreno da Vigília Lula Livre. Em um discurso de aproximadamente 20 minutos, ele agradeceu, nominalmente, a dezenas de pessoas que o acompanharam desde que foi preso, em 7 de abril de 2018, há um ano e sete meses.

Ao mesmo tempo em que criticou o governo Jair Bolsonaro, integrantes da Lava Jato na Polícia Federal e Ministério Público Federal e, especialmente o ministro Sérgio Moro, disse que tem no coração sentimento de amor e não de ódio.

Brevemente, Lula também fez críticas a problemas sociais que os brasileiros vêm enfrentando e que disse terem se agravado depois da eleição do presidente Bolsonaro.

Em alguns momentos de descontração, fez algumas brincadeiras, como quando apresentou a namorada, a socióloga Rosangela da Silva, conhecida como Janja.

Colaboração / Plínio Lopes

Lula foi beneficiado pelo julgamento do Supremo Tribunal Federal que declarou inconstitucional a prisão de réus condenados em segunda instância. Como não havia contra ele nenhuma ordem de prisão preventiva, o reconhecimento do direito de ser solto foi quase automático. A decisão, do juiz titular da 12.ª Vara Federal de Curitiba, Danilo Pereira Junior, foi publicada às 16h17 desta sexta-feira (8) e logo em seguida foi expedido o alvará de soltura. Ele determinou que os advogados e as autoridades públicas discutissem medidas para garantir segurança e o cumprimento da ordem judicial. Ainda que a defesa tenha comemorado a liberdade do ex-presidente, o advogado Cristiano Zanin diz que a meta é garantir a anulação do processo contra Lula.

O juiz que concedeu o alvará não impôs nenhuma medida cautelar ao ex-presidente. Ao sair do prédio da Polícia Federal, por volta das 17h40, ele foi acolhido por amigos, líderes do Partido dos Trabalhadores e familiares, como a filha Lurian Lula da Silva. O destino dele depois de deixar a prisão foi mantido em sigilo. Lula participa neste sábado (9) de um ato público no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, no Grande ABC Paulista. A concentração está marcada para começar ao meio-dia.

Manifestantes

A movimentação em frente à sede da Polícia Federal, em Curitiba, ficou mais intensa após às quatro e meia da tarde dessa sexta, depois que foi confirmado que a Justiça tinha autorizado a libertação do ex-presidente Lula. Diversos manifestantes chegaram até o local com camisetas e bandeiras em apoio ao ex-presidente. Diversos cânticos também foram ecoados na Vigília Lula Livre ao longo da tarde.

Havia a expectativa que Lula fosse até o local porque, durante o período em que ficou preso, em entrevistas de dentro da Polícia Federal, o ex-presidente já tinha declarado que quando saísse da prisão a primeira coisa que faria seria se dirigir a Vigília Lula Livre. E foi, justamente no espaço montado pela Vigília que o ex-presidente falou com o público quando saiu da prisão.

A estudante de geografia, Jaqueline dos Passos, saiu da faculdade e chegou na sede da Polícia Federal por volta das cinco da tarde. Ela ficou próximo do portão por onde o ex-presidente saiu e mesmo com a grande quantidade de pessoas conseguiu tirar uma foto com ele.

O funcionário público Diego Miranda chegou à sede da Polícia Federal durante a fala do ex-presidente Lula. Ele disse que foi até o local porque considerou que é um momento histórico para o país.

A Vigília acompanhou todo o período em que o ex-presidente ficou preso em Curitiba e chegou a mudar de local. Os acampados, que haviam alugado um terreno a cerca de dois quilômetros da Superintendência, deixaram o imóvel no final de outubro de 2018, poucos dias antes do segundo turno das eleições.

Durante todo o período que o ex-presidente ficou preso em Curitiba houve programação diária de atos que pediam a libertação de Lula. A Vigília Lula Livre deve ser mantida, pelo menos por enquanto. Na semana que vem a equipe vai se reunir para decidir o que fazer com o movimento. No domingo, às cinco horas da tarde, vai haver um ato inter-religioso no local.

Reportagem: Lenise Klenk / Lorena Pelanda / Angelo Sfair / Thaissa Martiniuk / Felipe Harmata

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Câmeras corporais da GM poderão ser rastreadas em tempo real

Câmeras corporais da GM poderão ser rastreadas em tempo real

Equipamentos recebem na próxima semana primeira grande atualização do sistema

Colégios estaduais em Curitiba recebem R$ 33 milhões em investimentos

Colégios estaduais em Curitiba recebem R$ 33 milhões em investimentos

O montante deve ser usado para a realização de reformas e melhoras de acessibilidade

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Caso foi registrado nesta terça-feira (9) em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste paranaense