Apesar de lucros recordes, Copel mantém reajustes na tarifa dos consumidores

 Apesar de lucros recordes, Copel mantém reajustes na tarifa dos consumidores

Foto: Arquivo/ANPr

Os recentes balancetes positivos reportados pela Copel não têm refletido em tarifas mais acessíveis para os consumidores do Estado. Nos últimos três anos, a Companhia Paranaense de Energia registrou lucros líquidos cada vez maiores, passando de um bilhão e 400 milhões de reais em 2018 para 3 bilhões e 900 milhões de reais em 2020. Somente no ano passado, a diferença entre as receitas totais e os custos operacionais aumentou 89% em relação ao período anterior. Apesar disso, a empresa continuou a adotar reajustes conforme o teto estabelecido pela Aneel, a Agência Nacional de Energia Elétrica.

Economistas ouvidos pela BandNews FM apontam que a companhia, há alguns anos, passou a privilegiar a distribuição de lucros aos acionistas em detrimento da manutenção das tarifas em preços mais baixos.

Segundo o professor Juarez Pont, a Copel poderia usar parte dos lucros em benefício dos consumidores, caso esse fosse o direcionamento político da empresa:

O economista pondera que uma análise mais aprofundada dos balanços financeiros seria necessária para avaliar com precisão as possibilidades da empresa, e destaca que a gestão da Copel tem sido eficiente há muitos anos, independentemente dos governos que se sucederam.

Sobre o papel social da companhia, Juarez Pont lembra que todos os paranaenses, acionistas ou não, contribuem com o êxito da empresa como consumidores. E ressalta que o reajuste anual é uma opção das distribuidoras:

Na avaliação dele, o governo do estado, como acionista majoritário, poderia agir em benefício dos empresários e da população como um todo, economicamente afetados pela pandemia do coronavírus:

No final de junho, a tarifa residencial de energia elétrica fornecida pela Copel sofreu um reajuste de 8,97%. A empresa atende 394 dos 399 municípios do Paraná, com uma rede total de 4 milhões e oitocentas mil unidades consumidoras.

Na sessão da Assembleia Legislativa desta quarta-feira, o lucro da Copel também foi tema de discussão. O deputado estadual Soldado Fruet (PROS) defendeu que o lucro registrado pela Copel em 2020 poderia ser revertido no barateamento das tarifas de energia elétrica. Procurada pela BandNews FM Curitiba para comentar os recentes resultados financeiros e as decisões estratégicas da companhia, a Copel não respondeu aos questionamentos até o fechamento da reportagem.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem