Especiais

Apesar do acesso limitado à Internet, professor na zona rural do PR ganha prêmio por inserir a tecnologia nas aulas

 Apesar do acesso limitado à Internet, professor na zona rural do PR ganha prêmio por inserir a tecnologia nas aulas

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

Claudinei Ferreira é um jovem professor de História e Geografia que dá aula para 300 estudantes do Colégio Estadual do Campo Olídia Rocha, em Nova Tebas, e no Colégio Estadual do Campo Vinícius de Moraes, em Catuporanga, ambas no Norte do Estado. As escolas ficam na zona rural e tem o acesso bem limitado à Internet.

Mesmo assim, o docente decidiu desenvolver um projeto voltado para a tecnologia em sala de aula. Ele criou um blog e passou a utilizar um sistema de avaliação todo online dos alunos. A iniciativa foi premiada em um concurso nacional promovido pela plataforma de conteúdo Quizlet. O prêmio é uma viagem para o Vale do Silício, em São Francisco na Califórnia, local onde estão instaladas gigantes da tecnologia como Apple e Google.

Claudinei conta que a utilização da Internet em sala de aula possibilitou o maior interesse dos alunos nas disciplinas.

A iniciativa do professor ficou à frente de outras 500 em todo o País que também participaram do concurso batizado de “Educador Inspirador”. O docente embarca hoje (09) para a Califórnia e está ansioso para conhecer a estrutura do Vale do Silício. A experiência deve servir como inspiração para aprimorar o trabalho com os estudantes da zona rural.

O professor Claudinei não venceria o concurso se não fosse a indicação de um dos alunos, o Heron Lopes, de 17 anos. Ele inscreveu o projeto no concurso e também foi premiado com a viagem para a Califórnia. O jovem está no terceiro ano do ensino médio, período em que a evasão escolar costuma ser maior em todo o País. Para o estudante, a tecnologia faz toda diferença no aprendizado.

A iniciativa do professor Claudinei é embasada em uma plataforma que desenvolve conteúdos e faz avaliações diárias e mensais, por meio de diferentes ferramentas, como testes e flashcards, que tornam o ensino muito mais dinâmico e desafiador.

Mais informações sobre a plataforma estão no site: quizlet.com. E quem quiser conhecer o trabalho do professor Claudinei pode acessar o link do blog:
profclaudineihistgeog.blogspot.com

Reportagem: Juliana Goss

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

XVII CONPARH reúne 60 palestrantes em Curitiba

XVII CONPARH reúne 60 palestrantes em Curitiba

Ela é uma das organizadoras do XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos, em Curitiba

Economia é destaque em debate com Heloisa Menezes

Economia é destaque em debate com Heloisa Menezes

Ela é uma das palestrantes do XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos, em Curitiba

CONPARH chega a XVII edição em Curitiba

CONPARH chega a XVII edição em Curitiba

Ele é um dos organizadores do XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos, em Curitiba