Apesar do acesso limitado à Internet, professor na zona rural do PR ganha prêmio por inserir a tecnologia nas aulas

(Foto: divulgação)

Claudinei Ferreira é um jovem professor de História e Geografia que dá aula para 300 estudantes do Colégio Estadual do Campo Olídia Rocha, em Nova Tebas, e no Colégio Estadual do Campo Vinícius de Moraes, em Catuporanga, ambas no Norte do Estado. As escolas ficam na zona rural e tem o acesso bem limitado à Internet.

Mesmo assim, o docente decidiu desenvolver um projeto voltado para a tecnologia em sala de aula. Ele criou um blog e passou a utilizar um sistema de avaliação todo online dos alunos. A iniciativa foi premiada em um concurso nacional promovido pela plataforma de conteúdo Quizlet. O prêmio é uma viagem para o Vale do Silício, em São Francisco na Califórnia, local onde estão instaladas gigantes da tecnologia como Apple e Google.

Claudinei conta que a utilização da Internet em sala de aula possibilitou o maior interesse dos alunos nas disciplinas.

A iniciativa do professor ficou à frente de outras 500 em todo o País que também participaram do concurso batizado de “Educador Inspirador”. O docente embarca hoje (09) para a Califórnia e está ansioso para conhecer a estrutura do Vale do Silício. A experiência deve servir como inspiração para aprimorar o trabalho com os estudantes da zona rural.

O professor Claudinei não venceria o concurso se não fosse a indicação de um dos alunos, o Heron Lopes, de 17 anos. Ele inscreveu o projeto no concurso e também foi premiado com a viagem para a Califórnia. O jovem está no terceiro ano do ensino médio, período em que a evasão escolar costuma ser maior em todo o País. Para o estudante, a tecnologia faz toda diferença no aprendizado.

A iniciativa do professor Claudinei é embasada em uma plataforma que desenvolve conteúdos e faz avaliações diárias e mensais, por meio de diferentes ferramentas, como testes e flashcards, que tornam o ensino muito mais dinâmico e desafiador.

Mais informações sobre a plataforma estão no site: quizlet.com. E quem quiser conhecer o trabalho do professor Claudinei pode acessar o link do blog:
profclaudineihistgeog.blogspot.com

Reportagem: Juliana Goss

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*