Aplicativo agiliza controle de doenças nas lavouras de milho no Paraná

 Aplicativo agiliza controle de doenças nas lavouras de milho no Paraná

normal_Milho_013

Foto: Jaelson Lucas/AEN.

Um aplicativo para monitoramento de doenças nas lavouras de milho foi disponibilizado pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).

A ferramenta MonitoraMilho ajuda a identificar ocorrências de plantas voluntárias e cigarrinhas do milho de maneira mais eficiente, e oferece informações que ajudam em ações de pesquisa para estabelecer medidas de manejo adequado.

Com o aplicativo, profissionais da Assistência Técnica e da Defesa Agropecuária podem orientar nas ações e combater os problemas fitossanitários que afetam a produtividade, como explica o gerente de Sanidade Vegetal da Adapar, Renato Rezende.

O milho é o principal produto destinado a alimentação animal, com destaque para as cadeias produtivas de carnes, leite, e para a subsistência na agricultura familiar. Além disso, também contribui para o fortalecimento da balança comercial do Estado.

O Paraná é o segundo maior produtor de milho do Brasil, com produção de aproximadamente 15 milhões de toneladas, de acordo com o Deral, representando 21% da produção nacional.

Reportagem: Fernanda Scholze.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem