Aplicativo ajuda a administrar rotina de crianças com autismo

 Aplicativo ajuda a administrar rotina de crianças com autismo

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

Quem tem um familiar com autismo sabe: seguir um padrão de rotina é valioso. Foi pensando nisso que uma dupla de empresários de Curitiba desenvolveu um aplicativo focado em ajudar as famílias de crianças com autismo.

A necessidade veio por experiência própria – Altieres Herculano Bianchi percebeu que precisava criar uma rotina para o filho, diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista.

Ao lado do amigo Marcelo Korjanioski, ele desenvolveu o app “Rotina Divertida”. Basicamente, a plataforma mostra cartões com atividades básicas do dia a dia – como escovar os dentes, brincar e ir para a escola. A agenda é personalizável e facilita também a comunicação entre as crianças e os pais, pois ao final de cada tarefa o usuário pode indicar que concluiu a fase e marcar como se sente.

Segundo Marcelo, a próxima fase é usar a tecnologia para ampliar as funcionalidades do app.

Apesar de ser criado para ajudar crianças com autismo, o aplicativo pode ser usado por qualquer família que queira ajustar a rotina. Por usar desenhos, de forma lúdica e didática, até mesmo crianças que ainda não sabem ler conseguem se adaptar ao sistema.

O retorno foi positivo: cerca de 100 downloads são feitos diariamente. Em casa, Altieres também percebeu uma boa adesão.

O download é de graça e por enquanto está disponível somente para o sistema Android. A dupla quer viabilizar o projeto financeiramente para ampliar o acesso para o iOS.

Reportagem: Ana Flavia Silva

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem