Aplicativo ajuda pessoas cegas a se locomoverem pela cidade

 Aplicativo ajuda pessoas cegas a se locomoverem pela cidade

Foto: Valdecir Galor/SMCS

Foto: Valdecir Galor/SMCS

Um aplicativo para ser os olhos de quem não pode ver. O projeto é da
start up curitibana Veever , que busca a inclusão de pessoas com deficiência por meio da tecnologia. A plataforma nasceu durante um hackaton – uma competição entre empresas de tecnologia – que foi promovido em Curitiba em 2015. O grupo venceu a concorrência e seguiu em frente com o desenvolvimento da iniciativa.

O publicitário João Pedro Novochadlo, que é responsável pelo design e comunicação no projeto, conta que a experiência ao lado de pessoas com deficiência visual o motivou a desenvolver algo que pudesse ajudar a facilitar a rotina dessas pessoas.

A plataforma funciona de forma bem simples, mas precisa de uma parceria com a administração pública, já que é necessária a instalação de alguns equipamentos pela cidade.

Recentemente, o grupo apresentou o projeto para o prefeito Rafael Greca, além de representantes da Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). A iniciativa deve ser abraçada pelo Paio Digital, movimento promovido pelo Vale do Pinhão que busca incentivar o desenvolvimento de tecnologias e inovação na cidade.

O app também foi selecionado para participar do HackBrazil, evento que será realizado na Universidade de Harvard, em abril deste ano. O prêmio para o vencedor da etapa final será de R$ 75 mil.

O aplicativo já está pronto para rodar e não deve ter custo para os usuários. Após todos os testes práticos, a iniciativa deve ser disponibilizada para a população – mas ainda não há um prazo específico para que isso aconteça.

Reportagem: Ana Flavia Silva

Foto: Valdecir Galor/SMCS
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem