Aplicativo facilita a contratação de profissionais autônomos

 Aplicativo facilita a contratação de profissionais autônomos

Foto: Geraldo Bubniak/ANPr

Foto: Geraldo Bubniak/ANPr

Um aplicativo de celular deve facilitar a contratação de autônomos. O app “Paraná Serviços” reúne mais de 100 categorias de profissionais, como diaristas, pintores e eletricistas, entre outros, à disposição dos contratantes.

A ferramenta foi criada pela Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, por meio da Assessoria de Gestão Inteligente e Inovação e do Departamento do Trabalho. O desenvolvimento foi feito pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar).

Segundo o secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, além de permitir a contratação de forma facilitada, a iniciativa prevê também a orientação dos profissionais para que formalizem suas atividades.

O cadastro dos profissionais no aplicativo será feito, preferencialmente, nas Agências do Trabalhador, que também ficarão responsáveis pela capacitação desses profissionais para manusear a ferramenta. A plataforma vai ter ainda um espaço para avaliação dos contratantes em relação aos contratados, filtrando os profissionais de acordo com as habilidades de cada um.

A utilização da plataforma é de graça. A negociação de preços entre os profissionais e o contratante é feita de forma direta e o pagamento também é realizado diretamente. Uma pesquisa feita pela Celepar em 2017 indica que 35% das pessoas que buscam emprego nas agências têm potencial para exercer uma atividade profissional autônoma.

Reportagem: Ana Flavia Silva

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem