Aplicativo paranaense que faz intermediação entre contratante e prestador autônomo de serviços já tem quase 19 mil usuários

 Aplicativo paranaense que faz intermediação entre contratante e prestador autônomo de serviços já tem quase 19 mil usuários

Foto: Geraldo Bubniak/ANPr

Foto: Geraldo Bubniak/ANPr

O aplicativo “Paraná Serviços” que faz a intermediação entre o contratante e o prestador autônomo de serviços atingiu neste mês 18.800 usuários em 202 cidades do Estado. Na plataforma, que foi lançada em março deste ano, 40% dos usuários ofertam o trabalho e 60% utilizam a ferramenta para propor pequenos negócios.

De acordo com o Secretário Estadual da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, além de conectar profissionais, o aplicativo também ajuda gerar renda entre os trabalhadores paranaenses.

Até agora as cidades com maior número de usuários são Curitiba e cidades da região metropolitana como Colombo, São José dos Pinhais, Araucária, Fazenda Rio Grande, Piraquara, Almirante Tamandaré e Pinhais. André Telles, assessor de Inovação e Tecnologia da Secretaria, explica que com a consolidação da primeira fase do projeto, de lançamento e validações de usabilidade, a intenção é expandir a novidade para o interior para alcançar os 399 municípios do Paraná.

A plataforma tem mais de 100 categorias de serviços cadastrados. Segundo o balanço mais recente da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, os trabalhos mais utilizados até o momento são serviços gerais, diarista, pedreiro, eletricista, pintor, garçom, motorista, recepcionista, auxiliar de limpeza e babá.  O governador do Paraná, Ratinho Junior, fala que outra finalidade do aplicativo é aumentar a geração de empregos e facilitar qualquer tipo de prestação de serviços, de forma rápida.

Para quem quer contratar, é preciso baixar o Paraná Serviços e pesquisar pelo serviço ou profissional de que necessita. A escolha é da preferência do contratante, ou seja, podem ser avaliadas as qualidades e habilidades do prestador. O aplicativo permite a troca de mensagens entre contratante e contratado, onde são acertados o orçamento e o pagamento de comum acordo. Para quem quer oferecer mãe de obra, basta baixar o aplicativo e se cadastrar como disponível para ser contatado.

Na aba do perfil, há possibilidade de personalizar o cadastro com um pequeno currículo e fotos dos trabalhos já realizados. O aplicativo está disponível para os sistemas Android e IOS.

Reportagem: Thaissa Martiniuk

Avatar

Band News FM

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem