Aplicativos permitem pais monitorarem filhos na internet

Family Control, Youtube Kids, Family Time. Estes são alguns dos aplicativos disponíveis para que os pais possam controlar o que os filhos acessam na internet. No começo de setembro, a Google lançou uma nova ferramenta chamada “Family Control”.

Ela permite que os pais controlem quase que totalmente o que as crianças fazem ao celular. É possível saber quais os aplicativos instalados e até a localização. A ferramenta também gera dados de quanto tempo os pequenos passam no celular.

De acordo com a Google, são informações para evitar o uso demasiado do dispositivo. Segundo a professora do curso de psicologia da Universidade Positivo, Dhayana Veiga Bender, ter este controle é importante, já que o excesso pode afetar a criatividade e as habilidades interpessoais

Um dos pais que usa estas ferramentas, é o assistente administrativo, Eduardo Ferreira Mendes. Ele tem dois filhos: um menino de 16 anos e uma menina de 11 anos. No celular do mais velho, foi instalado um aplicativo para saber a localização, que já ajudou os pais a descobrirem que o garoto tinha faltado à escola.

Eduardo e a esposa estão sempre atentos ao que os filhos veem na internet. Os históricos dos computadores e dos celulares são olhados com frequência. Além disto, tem muito diálogo em casa.

Atitude que segundo a professora Dhayana, é necessária antes de instalar qualquer aplicativo de controle.

As fabricantes dos softwares dizem que o objetivo é ajudar os pais a encontrar um equilíbrio do uso diário do celular pelas crianças.

Reportagem: Alexandra Fernandes

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*