Após 10 anos de obras, UFPR inaugura Campus Rebouças

 Após 10 anos de obras, UFPR inaugura Campus Rebouças
(Foto: divulgação/UFPR)

A Universidade Federal do Paraná inaugura oficialmente hoje (25) o Campus Rebouças, na esquina da Rua João Negrão com a Avenida Sete de Setembro. Com um prédio histórico e um anexo, a unidade vai abrigar o curso de Turismo e parte do Setor de Educação, como as pós-graduações, que funcionam nos edifícios Dom Pedro Primeiro e Segundo, na Reitoria. O local pertencia à Rede Ferroviária Federal S.A. e foi cedido há dez anos pela União, um ano depois da extinção da empresa, em 2007.

O reitor da Universidade, Ricardo Marcelo Fonseca, conta que ao longo destes 10 anos foram feitas obras de revitalização do edifício e que a inauguração traz benefícios também para a região.

O edifício Teixeira Soares – construído em 1941 servia para os serviços de manutenção e administração da Rede Ferroviária. A Unidade de Interesse de Preservação de Curitiba precisou ser restaurada para receber as novas instalações. O término da obra aconteceu somente em março deste ano, com os ajustes finais no mês passado. O campus ocupa um espaço menor que o planejado. O anexo A, com uma biblioteca instalada em mil e quatrocentos metros quadrados distribuídos em dois andares e algumas salas de aula, chegou a ser inaugurado em dezembro de 2016, mas acabou não entrando em funcionamento. No edifício Teixeira Soares, são salas de aula, laboratórios e gabinetes de professores.

Segundo o reitor, as obras para a construção do anexo B precisam superar impasses judiciais para sair do papel.

O prédio, de nove andares com 12 mil metros quadrados, dobraria o espaço atual e abrigaria até um restaurante universitário. Fonseca destaca ainda a possibilidade da construção de um outro anexo, com previsão de obras à longo prazo. Por enquanto, a previsão é de que mais de 300 alunos passem a circular pela região. O plano original para o Campus Rebouças incluía três anexos e um total de 62 mil metros quadrados, o suficiente para acolher pelo menos cinco mil alunos por turno. O local é o nono campus da Universidade Federal do Paraná em Curitiba, que conta também com outros 5 campi em outras cidades do Estado.

 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem