Após 19 dias de greve, professores e funcionários de escolas se reúnem para decidir calendário de reposição das aulas

 Após 19 dias de greve, professores e funcionários de escolas se reúnem para decidir calendário de reposição das aulas

(Foto: divulgação/App Sindicato)

(Foto: divulgação/App Sindicato)

Professores e trabalhadores em Educação da rede pública estadual se reúnem hoje (15) à tarde com a Secretaria de Estado da Educação (SEED) para discutir a reposição das aulas afetadas pela greve dos servidores. Em assembleia, final de semana, os educadores e funcionários de escola decidiram suspender a paralisação e aceitar a nova proposta apresentada pelo governo do Paraná na última sexta-feira (12). A oferta não contempla todas as reivindicações, como por exemplo em relação à data-base, mas traz avanços importantes, especialmente no caso da atenção à saúde dos servidores.

Sobre o calendário de reposição das aulas, o professor Hermes Leão, presidente da APP-Sindicato, explica que a intenção é manter o recesso escolar. As férias de julho têm duas semanas de duração – elas vão de hoje (15) até sexta-feira da semana que vem, dia 29.

Em relação às reivindicações da categoria, o presidente da APP-Sindicato lista alguns avanços conquistados por meio da greve. O principal ponto destacado por ele é a retirada de um projeto de lei enviado pelo Executivo à Assembleia Legislativa que tinha como objetivo congelar os salários e as carreiras dos servidores estaduais por 20 anos.  Os critérios para as eleições de diretores de escolas também foram mantidos.

Outros avanços importantes, segundo Hermes Leão, estão relacionados aos servidores com salários mais baixos e à saúde dos trabalhadores:

Com salários congelados há quatro anos e uma defasagem nos vencimentos que chega a 17%, dezenas de categorias deram início a uma greve no dia 25 de junho. Os professores e trabalhadores em educação decidiriam suspender a paralisação neste final de semana. Uma nova assembleia está marcada para o mês que vem para discutir e definir os rumos das reivindicações.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News FM

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem