Após decisão da Justiça, norte do Paraná terá o pedágio mais caro do estado

 Após decisão da Justiça, norte do Paraná terá o pedágio mais caro do estado

(Foto: reprodução/Google Street View)

(Foto: reprodução/Google Street View)

A partir de amanhã (02), o motorista que viajar pelo norte do Paraná vai pagar um pedágio (bem) mais caro: por decisão da Justiça, as tarifas das praças da Econorte nas rodovias que ligam o norte do estado a São Paulo vão subir 25% e variar entre R$ 20,40 e R$ 23,70 por automóvel. É o pedágio mais caro do Paraná.

O reajuste foi autorizado por decisão da Justiça Federal, que extinguiu uma ação de improbidade administrativa contra a concessionária. Com isso, ficou anulada uma redução de 25,77% nas tarifas, que havia sido aplicada pela Justiça em junho.

A ação de improbidade foi proposta pelo governo do Paraná, que pedia o ressarcimento dos cofres públicos após a revelação de esquemas de pagamento de propina nas concessionárias de pedágio. Mas o juiz federal Friedmann Wendpap entendeu que era preciso indicar um agente público para responder pelos atos de improbidade. Por isso, ele extinguiu a ação, sem avaliar o mérito.

Os valores dos pedágios nas praças de Cambará, Jataizinho e Sertaneja já haviam sido reajustados para cima, em até 8%, no início desta semana, após a Justiça autorizar a revisão anual das tarifas. Agora, será aplicado um segundo aumento, que começa a valer a partir da meia-noite desta sexta-feira (2). As praças ficam na BR-369 e na PR-323.

Reportagem: Estelita Carazzai

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem