Após polêmica, Prefeitura de Curitiba libera aplicativos de táxi

Foto: Cesar Brustolin/SMCS
Foto: Cesar Brustolin/SMCS

A Prefeitura de Curitiba informou que entrou em contato nesta sexta (17) com as empresas que desenvolvem aplicativos para celular que servem para chamar táxis. Segundo a Urbs, programas como o Easytaxi, 99Taxis e Taxijá, bastante usados pelos curitibanos, não têm autorização para funcionar. Para operar, eles precisam ter um cadastro na Urbs. A empresa informou que no ano passado já havia entrado em contato com um dos desenvolvedores para informar da necessidade do credenciamento e que todos os taxistas de Curitiba foram informados que só equipamentos autorizados pela Urbs são permitidos. No entanto, não é isso o que diz a categoria. Seis taxistas de Curitiba foram punidos por usarem aplicativos de celular para atender clientes. Técnicos da Urbs montaram uma verdadeira armadilha. Eles chamam um táxi pelo aplicativo e, quando o taxista chega, é informado da irregularidade. Um desses profissionais é José Joselito Teixeira, que está revoltado com a situação. Ele conta que não sabia da proibição.

Nesta sexta (17), o prefeito Gustavo Fruet informou pelo microblog Twitter que a orientação é que não haja interferência e sim uma relação direta entre usuários e a tecnologia. No entanto, a postura da Urbs é diferente. Em entrevista à Rádio BandNews, o presidente da empresa, Roberto Gregório, confirmou que é feita a fiscalização e disse que ela é necessária para garantir a segurança dos taxistas e da população.

A punição para os taxistas flagrados usando esses programas é a suspensão temporária da licença de tráfego – até que ele entre em contato com a Urbs – e multa de 93 reais. Aplicativos desse tipo, comuns em grandes cidades, buscam os taxistas cadastrados nas proximidades do cliente e informam o deslocamento do motorista até ele. Geralmente, os carros chegam mais rápido do que quando solicitados pelas centrais, serviço que chega a demorar duas horas, em dias de maior movimento. A reportagem entrou em contato com dois desenvolvedores dos aplicativos. A Easy Taxi informou que considera essa exigência de cadastro como um protecionismo que impede o desenvolvimento de soluções inovadoras para esse modal de transporte e que o serviço é seguro. Outra empresa, a 99Taxis, avalia que a Urbs está agindo contra os interesses dos  taxistas e da população, porque ambos apóiam o serviço.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Caso foi registrado nesta terça-feira (9) em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste paranaense

Ambev abre inscrições para estágio

Ambev abre inscrições para estágio

No Paraná, as vagas são exclusivamente para Curitiba