Esportes

Após protestos, Governo Federal anuncia reajuste na diária de policiais que vão trabalhar nas Olimpíadas

Depois da reclamação dos policiais que vão reforçar a segurança durante as Olimpíadas no Rio de Janeiro sobre o atraso no pagamento, o governo federal publicou nesta sexta-feira (15) o decreto que reajusta o valor da diária.

De acordo com o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Cidadania, José Levi Mello do Amaral Júnior, o aumento é de 150% no valor da diária de servidores públicos a serviço do governo federal, incluindo agentes da Força Nacional, durante o chamado “período olímpico” – de 24 de julho a 22 de agosto deste ano.

Com isso, o valor máximo da diária, que é de cerca de 220 reais, vai passar para 550 reais no período.

Nesta semana, um grupo de profissionais fez um protesto exigindo a regularização dos valores e também melhorias nas condições estruturais. Além disso, eles também enfrentam dificuldades para se alimentar.

Os policiais, de diferentes partes do país, estão alocados no conjunto habitacional Vila Carioca, que fica no bairro Anil. Os apartamentos, do programa “Minha Casa, Minha Vida”, ficam entre a Comunidade Gardênia, que seria comandada por milícias, e a Cidade de Deus, dominada pelo tráfico. A área, na zona oeste da cidade, é isolada e conta com poucos comércios e, por isso, os agentes precisam subir nas comunidades para comprar alimentos.

Receosos, principalmente porque o suposto acordo firmado entre os criminosos e a Força Nacional para que o grupo ficasse lá incluiria a condição de que os policiais não circulariam armados, muitos deles têm preferido ficar com fome. Quem conta é a esposa de um policial civil que pediu para não ter o nome divulgado.

O grupo de agentes paranaenses conta com cerca de 250 policiais civis e militares e chegou ao Rio no dia 27 de junho. Antes da incorporação à Força Nacional, eles passaram por uma rigorosa seleção e receberam treinamento especial. Isso não impediu, no entanto, que cerca de 80 homens e mulheres de várias partes do Brasil desistissem da missão.

Um dos paranaenses que está na cidade e conversou com a BandNews sem se identificar conta que até serviços simples, como a instalação de internet, dependem da vontade dos criminosos.

Nesta quinta-feira (14) à tarde, o comando da Força Nacional e o Ministério da Justiça fizeram mudanças para impedir que mais agentes voltassem para os Estados de origem. As escalas foram modificadas e beliches foram disponibilizados. Antes, os policiais dormiam em colchões que eles mesmos tiveram que comprar ou até no chão.

O fornecimento de água também foi normalizado e o governo federal prometeu o envio de mais fardas, já que cada agente tinha recebido apenas uma, o que impossibilitava a troca até por questões de higiene. Em nota, o Ministério Público destaca que não existe tolerância com atividades criminosas.

As denúncias vão ser apuradas e encaminhadas a Polícia Federal. Ainda de acordo com o MP, as diárias são para suprir alimentação, alojamento e transporte dos profissionais, cujos salários continuam sendo pagos pelas corporações de seus estados de origem.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Após a primeira derrota, Cuca promete Ahtletico competitivo jogando fora

Após a primeira derrota, Cuca promete Ahtletico competitivo jogando fora

Furacão foi derrotado por 2 a 0 pelo Grêmio, em Porto Alegre, nesta quarta (17)

Brasileirão Série B terá transmissão pela TV aberta

Brasileirão Série B terá transmissão pela TV aberta

Torcedores do Coritiba e Operário podem acompanhar os jogos das equipes pela TV Paraná Turismo

Athletico perde para o Grêmio fora de casa

Athletico perde para o Grêmio fora de casa

Resultado marca primeira derrota do técnico Cuca, no comando do Furacão