PolíticaGeral

Aprovado em primeira votação projeto que transforma Copel em Corporação

Ele foi aprovado com 38 votos favoráveis e 14 contrários

 Aprovado em primeira votação projeto que transforma Copel em Corporação

Foto: João Valdery Gomes/Copel

Foi aprovado em primeira votação o projeto de lei que propõe a transformação da Companhia de Energia do Paraná (Copel) em corporação. Encaminhada pelo Poder Executivo em regime de urgência, a proposta também prevê a mudança do capital da empresa de aberto para disperso e sem acionista controlador.

Mesmo com a pressão de setores da sociedade contrários à aprovação do texto, ele foi aprovado com 38 votos favoráveis e 14 contrários. Entre os parlamentares a discussão também foi permeada de muita polêmica. Para os deputados da oposição, trata-se de uma clara tentativa de privatizar a Copel, o que o governo nega.

Além de críticas ao teor do projeto, parlamentares defendem que uma mudança desse impacto seja discutida com mais tempo, rigor e transparência. O líder da Oposição, deputado Arilson Chiorato (PT), questionou a falta de uma audiência pública com a população e com funcionários da Copel.

Ainda durante a sessão seis deputados contrários à aprovação do projeto entraram com um mandado de segurança no Tribunal de Justiça do Paraná, com o intuito de suspender a tramitação do projeto de privatização da Copel.

A previsão é que o assunto retorne ao plenário nesta quinta-feira para segunda votação. Também serão discutidos e votados outros projetos que fazem parte do pacote de medidas em regime de urgência encaminhado pelo governo do estado. Entre as propostas está a que propõe a elevação dos impostos estaduais.

Veja mais:

Também o projeto de lei que propõe uma mudança no perfil administrativo da Biblioteca Pública do Paraná, que passaria a ser subordinada à Secretaria da Cultura, além da criação de nove secretarias e da terceirização dos serviços penitenciários do estado.

O projeto que aumenta os subsídios do governador, vice-governador e secretários, aprovado em primeira votação, com 41 votos favoráveis e nove contrários, também retorna para segunda votação nesta quinta-feira. 

Reportagem por Vanessa Fontanella e Angelo Sfair.

mariane.abreu

Vereadores votam reposição salarial para servidores na terça

Vereadores votam reposição salarial para servidores na terça

Reajuste de 7,17% pode ser estendido aos próprios vereadores

Representação do PL quer invalidar votos da maioria das urnas

Representação do PL quer invalidar votos da maioria das urnas

Um laudo técnico indica que foram constatadas evidências de mau funcionamento de urnas eletrônicas

Pacote de projetos prevê criação de nove secretarias no Paraná

Pacote de projetos prevê criação de nove secretarias no Paraná

O objetivo, de acordo Governo, é melhorar o atendimento ao cidadão