Aproximadamente 65% das empresas instaladas no Paraná registraram queda no faturamento em abril e maio deste ano

 Aproximadamente 65% das empresas instaladas no Paraná registraram queda no faturamento em abril e maio deste ano

Foto: Gilson Abreu/AEN

comercio-faturamento-cai-pandemia
Foto: Gilson Abreu/AEN

Aproximadamente 65% das empresas instaladas no Paraná registraram queda no faturamento em abril e maio deste ano, no comparativo com o mesmo período de 2019.

A análise, divulgada nesta sexta-feira (03) pelas secretarias da Fazenda e de Planejamento e Projetos Estruturantes, leva em consideração contribuintes do ICMS que emitiram notas fiscais neste período.

A queda nas vendas foi de 68% em abril e 59% em maio, com a retomada mais vigorosa de algumas atividades, em maio a pandemia do coronavírus. Nos dois meses, entretanto, alguns estabelecimentos registraram crescimento nas vendas: 29% em abril e 37% em maio, principalmente os ligados a setores como supermercados e móveis. Um dos setores mais afetados pela quarentena foi o de restaurantes. Nesta atividade, estabelecimentos que faturavam de 30 mil reais por mês a até 10 milhões registraram perdas superiores a 50% no fluxo financeiro.

Em alguns casos, a queda ultrapassou 80%. O boletim também informa que, entre março e maio, foram cortados 94.450 vínculos com carteira assinada no Estado. Apenas em maio o Paraná perdeu 23.856 empregos. Mesmo assim, o Estado registrou menos demissões do que Rio Grande do Sul e Santa Catarina ao longo de 2020. O boletim ainda traz uma projeção do PIB, o Produto Interno Bruto do País em 2020, com expectativa de queda de pelo menos 6,5% no acumulado dos quatro trimestres.

Reportagem: Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem