PolíticaGeral

Assembleia aguarda notificação do STF para afastar Francischini

Por 3 votos a 2, Segunda Turma derrubou liminar que havia beneficiado o deputado estadual

 Assembleia aguarda notificação do STF para afastar Francischini

Foto: Divulgação / Facebook Delegado Francischini

A Assembleia Legislativa do Paraná aguarda ser notificada pelo STF para cassar o mandato de Fernando Francischini. Ontem (7), por 3 votos a 2, a Segunda Turma derrubou a liminar de Kássio Nunes Marques, concedida na quinta-feira passada (2), que beneficiava o deputado responsabilizado por abuso de autoridade e uso indevido dos meios de comunicação. Dessa forma, prevalece o entendimento do Tribunal Superior Eleitoral, que em outubro do ano passado cassou o parlamentar por disseminação de fake news.

Após o julgamento, Fernando Francischini afirmou que o caso ainda não está encerrado. A chance do STF acatar os argumentos do político é remota, e vários ministros já se manifestaram pela cassação. Apesar disso, Francischini reforçou que o recurso contra a decisão do TSE ainda não foi analisado pela Suprema Corte:

Temas como liberdade de expressão também foram citados nos votos dos ministros da Segunda Turma, durante o julgamento de ontem (7). André Mendonça foi o único a referendar a liminar de Kássio em favor de Francischini.

A divergência foi aberta pelo ministro Edson Fachin, atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Ele ponderou que a decisão original não promove alterações na jurisprudência. O magistrado também apontou que as alegações de violação da liberdade de expressão “partem da premissa errada”, e que não há garantia fundamental que ampare a divulgação de informações falsas. Ricardo Lewandowski acompanhou a divergência.

Coube ao decano do STF, ministro Gilmar Mendes, desempatar o julgamento. Ao votar pela cassação, ele destacou a gravidade dos discursos que deslegitimam o processo eleitoral e apontou a incoerência daqueles que estimulam a desconfiança da população sobre as urnas.

Após o julgamento, o presidente Jair Bolsonaro criticou o STF e saiu em defesa de Francischini, endossando o discurso do parlamentar sobre supostas fraudes que nunca foram comprovadas:

Na Assembleia Legislativa, o assunto é considerado encerrado. Embora o recurso extraordinário de Francischini contra a decisão do TSE ainda não tenha sido debatido pelo plenário, o entendimento do presidente da Casa, Ademar Traino (PSDB), é de que não há chances de reverter a cassação. O deputado ainda confirmou que foi feito um acordo com os deputados que tomaram posse nesta semana para que nenhum servidor ou assessor parlamentar fosse substituído.

Reportagem: Angelo Sfair.

Avatar

felipe.costa

Projeto sugere data de vencimento em destaque nas gôndolas

Projeto sugere data de vencimento em destaque nas gôndolas

Data de vencimento de todos os produtos alimentícios deve ter o mesmo destaque dos preços

Deputados aprovam nova licença para defensores públicos e procuradores

Deputados aprovam nova licença para defensores públicos e procuradores

Textos, que tramitaram em regime de urgência, já passaram por duas votações

Nova Lei da Merenda é aprovada; prefeito deve sancioná-la

Nova Lei da Merenda é aprovada; prefeito deve sancioná-la

Adequação deve garantir que a cidade continue recebendo recursos anuais do Governo Federal

Câmara de Curitiba votará em regime de urgência financiamento popular

Câmara de Curitiba votará em regime de urgência financiamento popular

700 moradias do Programa do Governo Federal serão construídas no Parque do Pinhal e Corbélia