Assembleia aprova auxílio saúde para servidores do Tribunal de Contas

A Assembleia Legislativa aprovou ontem, em primeiro turno, projeto do Tribunal de Contas que regulamenta o estatuto dos servidores do órgão e prevê a criação de um ‘auxílio-saúde’ os funcionários da Corte. Em razão das restrições da legislação eleitoral, porém, o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano, do PSDB, afirmou que o beneficio será regulamentado somente após as eleições. Além disso, Traiano anunciou que o auxílio será estendido aos servidores do Legislativo.

A proposta chegou a entrar em pauta no último dia 22, mas teve a votação adiada por cinco sessões. Na justificativa do projeto, o TCE alega que a proposta garante que os funcionários do Tribunal de Justiça e do Ministério Público já recebem o benefício, e que ele deve ser estendido aos servidores do órgão por uma questão de “isonomia”.

O mesmo argumento está sendo usado pelos deputados para conceder o auxílio aos servidores da Assembleia. Não há estimativa de quanto a criação do beneficio vai custar aos cofres públicos, mas estimativas extraoficiais apontam que somente no caso do TCE, o impacto pode chegar a 15 milhões de reais por ano.

Inicialmente, o TCE pretende adotar a mesma tabela do TJ, onde existem dez faixas de valores para o auxílio, escalonadas pela idade do servidor. Para os funcionários mais novos, de até 18 anos, o pagamento seria de 232 reais mensais; já aqueles que têm mais de 59 anos receberiam 1.396 reais, o valor máximo do benefício.

A legislação eleitoral proíbe órgãos públicos de concederem aumentos salariais ou benefícios a servidores — com exceção da reposição salarial anual — nos 180 dias antes da eleição, ou a partir de 7 de julho. Por isso, o presidente da Assembleia afirmou que apesar da aprovação do projeto, o beneficio não será implementado agora.

Depois de aprovado em primeiro turno, o projeto entrou em pauta em segunda votação na sessão extraordinária realizada logo em seguida. Como recebeu emendas, a proposta volta hoje (06) à Comissão de Constituição e Justiça para receber novo parecer e deve ser votada em segundo turno ainda esta semana.

 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem