ParanáGeral

Assembleia Legislativa aprova projeto que permite venda da Copel

A bancada de oposição criticou a falta de debate e transparência do governo estadual

 Assembleia Legislativa aprova projeto que permite venda da Copel

Foto: João Valdery Gomes/Copel

Em sessões extraordinárias, a Assembleia Legislativa aprovou nesta quinta-feira (24), em segundo e terceiro turnos, o projeto de lei que autoriza a venda de ações da Copel. O texto enviado ao Poder Legislativo pelo Governo do Estado prevê a transformação da empresa pública em “companhia de capital disperso e sem acionista controlador”. Os deputados também rejeitaram as cinco emendas de plenário, entre elas a que obrigava o governo a manter, pelo menos, 51% das ações.

Veja mais:

O deputado Tadeu Veneri (PT) usou a tribuna para criticar a falta de debate do projeto com a sociedade. Segundo ele, não há motivos para vender uma empresa pública que oferece energia barata e sustenta programas sociais:

O líder da oposição na Assembleia Legislativa, deputado Arilson Chiorato (PT), afirmou que a derrota no plenário não significa o fim da discussão. O parlamentar explica que outras medidas foram tomadas para evitar a venda da Copel:

Procurado pela reportagem, o governador Ratinho Junior (PSD) não quis se manifestar sobre o projeto enviado por ele ao Legislativo. O Palácio Iguaçu destacou como porta-voz o deputado Guto Silva (PSD), que rebateu as críticas sobre a ausência de debate. O parlamentar tratou a votação acelerada com naturalidade:

Em entrevista à BandNews FM, Guto Silva defende a mudança de gestão como uma maneira de manter o valor da companhia em um mercado cada vez mais competitivo. O futuro Secretário de Planejamento explicou que, sem a venda de ações, a Copel poderia perder três usinas que correspondem a 60% da capacidade de produção de energia:

Aprovado em segundo e terceiro turnos, e também em redação final, o projeto que trata da venda de ações da Copel agora segue para a sanção do governador Ratinho Junior. No decorrer das três sessões extraordinárias, os deputados também aprovaram aumentos do ICMS, o Programa de Recuperação de Ativos e Créditos, e a Reforma Administrativa que permite a criação de novas secretarias estaduais.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

jully.mendes

Com máxima de 25ºC, Curitiba pode ter chuva nesta quarta

Com máxima de 25ºC, Curitiba pode ter chuva nesta quarta

Precipitação deve ser registrada entre a tarde e a noite na capital

BR-376 tem bloqueio total no sentido Santa Catarina

BR-376 tem bloqueio total no sentido Santa Catarina

Interrupção serve para instalação de pórtico de radar no km 668,3

Paraná registra mais 31 mortes por dengue

Paraná registra mais 31 mortes por dengue

Também foram confirmados 41,4 mil novos casos da doença

Inquérito que investiga desabamento de supermercado ainda não foi concluído

Inquérito que investiga desabamento de supermercado ainda não foi concluído

Incidente ocorrido em Pontal do Paraná, completou um mês; três pessoas morreram