Assembleia repassa 100 milhões de reais para o governo do Estado para compra de vacinas contra o coronavírus

 Assembleia repassa 100 milhões de reais para o governo do Estado para compra de vacinas contra o coronavírus

Foto: Rodrigo Felix Leal/AEN

normal__MG_6177
Foto: Rodrigo Felix Leal/AEN

A Assembleia Legislativa do Paraná repassou 100 milhões de reais para o Governo do Estado para a compra de vacinas contra o coronavírus. A formalização do repasse foi feita na manhã desta segunda-feira (03), durante um encontro entre o governador Ratinho Junior e a mesa executiva da Assembleia.

De acordo com os deputados que participaram do encontro, o repasse está sendo feito com a condição de que o dinheiro seja usado exclusivamente na compra vacinas para a população paranaense. O Paraná mantém parceira de cooperação técnica e científica com a China para realizar a testagem e a produção da vacina no Paraná.

O TECPAR, o Instituto de Tecnologia do Paraná é o órgão responsável pela coordenação do processo no Estado. De acordo com o termo de confidencialidade assinado com empresa Sinopharm, o Paraná vai participar da terceira fase de testes da vacina, que deve começar nas próximas semanas, ainda no mês de  agosto. Assim que estiver aprovada, o Paraná também poderá produzir a vacina chinesa.

Além da parceira com o laboratório chinês, o estado negocia uma provável parceria com a Rússia para conclusão dos testes da vacina desenvolvida pelo Centro Nacional de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya. Em todo o mundo, certa de 130 vacinas contra o coronavírus estão em desenvolvimento. O Brasil tem parceria com a Universidade inglesa de Oxford, para produção da vacina por meio da Fundação Oswaldo Cruz e o Instituto Butantã, de São Paulo, realiza testes da vacina desenvolvida pela Sinovac, da China. As duas vacinas estão em fase avançada de testes e devem começar a ser produzidas no início de 2021.

Reportagem: Angela Luvisotto

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem