PolíticaGeral

Assembleia volta atrás e mantém veto no recebimento do lixo

Paraná não vai mais receber resíduos sólidos urbanos e industriais de outros estados

 Assembleia volta atrás e mantém veto no recebimento do lixo

Foto: Daniel Castellano / SMCS

A Assembleia Legislativa do Paraná voltou atrás novamente na discussão do lixo. O Estado não vai mais permitir a entrada de resíduos sólidos urbanos e industriais de outras unidades federativas. Esta foi a decisão colegiada nesta segunda-feira (1°).

A lei tinha sido aprovada pela casa, neste mês de julho. Em seguida, o Executivo vetou um ponto específico: o recebimento dos resíduos sólidos urbanos e industriais. Ao contrário do esperado, os deputados alinhados ao Governo do Estado pediram a derrubada desses vetos. Já os parlamentares que representam a oposição ao Executivo, votaram pela manutenção dos vetos. Nesta semana, a Assembleia Legislativa do Paraná voltou atrás e optou por manter os vetos.

Segundo o presidente da casa, o deputado Ademar Traiano (PSD), a divulgação da lei teria sido distorcida. Ele defende que os critérios técnicos seriam seguidos rigorosamente.

Traiano elogiou a postura da Assembleia em voltar atrás na derrubada do veto.

O presidente da Comissão do Meio Ambiente da Assembleia, o deputado Goura (PDT) explica que os tipos de lixo vetados são tóxicos.

A Comissão de Meio Ambiente votou pela manutenção dos vetos desde a primeira discussão. O deputado defende que a iniciativa deveria partir do Poder Executivo, e não do Legislativo.

O engenheiro ambiental e professor da PUCR-PR, Alessandro Bertolino, explica o que são os resíduos sólidos urbanos e industriais.

Na análise do engenheiro, receber lixo de outras unidades federativas expõe o Paraná a riscos ambientais e sociais.

O veto parcial do governador tinha como justificativa o argumento do Conselho Estadual do Meio Ambiente, de que os resíduos citados na lei são perigosos, isso poderia acarretar em impactos ambientais do Paraná. Na votação, 29 parlamentares pediram a derrubada do veto, 13 defendiam a manutenção e 9 deputados não participaram da votação.

Um dos votos favoráveis à derrubada do veto partiu do deputado Plauto Miró (União Brasil). O filho dele, Plauto Miró Neto, é o administrador da empresa Surubim Participações Ltda, com Conrado Miró Guimarães, como sócio, e outra filha menor de idade, que tem o pai como representante legal. A empresa tem sociedade com a MTX Ambiental Ltda, do filho do presidente da casa legislativa, Ademar Luiz Traiano Junior. A MTX também é sócia da Pegassus Administrações e Participações Ltda, empresa no nome de três filhos do parlamentar: Ademar Junior, Gabriela e Vinicius Traiano. O deputado Plauto Miró se manifestou, por meio de nota, e disse que o projeto de lei não é de autoria dele e que votou pela derrubada do veto seguindo orientação do líder do governo na Assembleia Legislativa; e, que teria votado de forma diferente, se a orientação fosse para manter o veto.

Reportagem: Larissa Biscaia/Cleverson Bravo.

Avatar

felipe.costa

Pedido de vista suspende julgamento de Maria Letícia na Câmara

Pedido de vista suspende julgamento de Maria Letícia na Câmara

Relator do processo, vereador Professor Euler votou pela cassação do mandato da parlamentar

Proteção aos produtores de leite recebe parecer favorável da CCJ

Proteção aos produtores de leite recebe parecer favorável da CCJ

Projeto quer acabar com a isenção do ICMS concedida a estabelecimentos que importam o produto

Projeto quer assinatura física de idosos para contratação de empréstimos

Projeto quer assinatura física de idosos para contratação de empréstimos

Ainda não há data para que a proposta seja analisada e votada em plenário

Câmara debate uso de calçadas e recuos pelo comércio

Câmara debate uso de calçadas e recuos pelo comércio

Sugestão de iniciativa do presidente da Casa pede revisão da legislação atual em Curitiba