Associação de ciclistas entregará estudo à Setran com sugestões para diminuir os acidentes

 Associação de ciclistas entregará estudo à Setran com sugestões para diminuir os acidentes

Foto: Divulgação / Ciclo Iguaçu

Foto: Divulgação / Ciclo Iguaçu

Uma associação de ciclistas de Curitiba deve entregar à Setran um estudo que aponta problemas e discute soluções para o modal. O documento deve ser protocolado até o final da semana. Neste domingo (16), mais um ciclista se envolveu em um acidente de trânsito. O caso mais recente aconteceu no bairro Jardim Botânico, em uma canaleta exclusiva para biarticulados. Um jovem de 17 anos ficou gravemente ferido depois de ser atingido por um ônibus da linha Centenário-Campo Comprido. O rapaz foi atendido no local pelos bombeiros e foi encaminhado ao Hospital Cajuru.

A segurança do ciclista tornou-se uma preocupação ainda maior após uma pesquisa apontar que Curitiba é a capital com o maior número de novos ciclistas no País. Entre os 840 ciclistas curitibanos entrevistados pela Associação Transporte Ativo, 11% começaram a pedalar há menos de seis meses – índice acima da média nacional, que foi de 7%.

Para o coordenador da Associação dos Cliclistas do Alto Iguaçu (Cicloiguaçu), Henrique Moreira, a tendência é que o número de acidentes cresça, acompanhando o aumento de ciclistas nas ruas. Para tornar o trânsito mais seguro, segundo ele, são necessários investimentos em infraestrutura e políticas públicas:

Neste ano a Cicloiguaçu dedicou-se a pesquisas e estudos sobre o trânsito. O grupo também promove debates e desenvolve projetos.

Em relação aos estudos sobre acidentes, o coordenador administrativo da associação explica que nem todas as questões são objetivas, mas cita um fator que está presente em quase todos os casos mais graves:

Um dos estudos mais recentes da Cicloiguaçu faz uma leitura sobre o acidente que matou Chrystian Pinheiro Deina, de 25 anos, no final do mês passado. Ele foi atropelado por um táxi próximo ao Terminal do Campo Comprido, em uma região com falhas de sinalização e ausência de tachões, que servem como redutores de velocidade em cruzamentos perigosos. O estudo e as sugestões de soluções devem ser entregues à Superintendência de Trânsito até o final desta semana.

Reportagem Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem