Associação entra na Justiça para cobrar nomeação de delegados no Paraná

 Associação entra na Justiça para cobrar nomeação de delegados no Paraná

(Foto: reprodução/Polícia Civil)

(Foto: reprodução/Polícia Civil)

Duzentos e cinquenta e seis municípios paranaenses estão sem delegados. São 780 cargos criados, mas apenas 415 estão ocupados. O levantamento é da Associação de Delegados de Polícia do Paraná (Adepol), que entrou na Justiça para que o governo do estado nomeie 120 delegados aprovados em concurso no ano de 2013.

O pedido de antecipação de tutela pede, ainda, a abertura imediata de um concurso para escrivães e investigadores da Polícia Civil. O delegado Pedro Felipe de Andrade, diretor jurídico da associação, afirma que a ação é, também, embasada no fato de que o concurso vence em abril de 2018.

Caso os aprovados não sejam nomeados até abril do ano que vem, o governo terá de abrir outro processo para preencher as vagas. A ação da Adepol, que reivindica também a abertura de concurso para escrivães e investigadores, destaca que o déficit chega a quase 50% no quadro de funcionários.

Já para investigadores, são 4.395 cargos criados e só 2.802 ocupados. Por meio de nota, o governo ressalta que, “em todo o Paraná, o efetivo policial civil cresceu 18%, entre 2011 e 2017”.

Em relação a delegados de polícia, após a realização de novo concurso público para a categoria, já foram convocados mais de 130 profissionais, que foram distribuídos para todas as regiões do Estado e já estão trabalhando. A Adepol, no entanto, afirma que esse número foi o suficiente apenas para repor vagas abertas por aposentadorias, falecimentos e exonerações.

A nota do governo diz, ainda, que “a contratação de novos profissionais para a Polícia Civil está sendo verificada pela Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária, em conjunto com outras secretarias envolvidas, como a da Fazenda e Administração”.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem