Ataques a bancos registram queda estado do Paraná

 Ataques a bancos registram queda estado do Paraná

Foto: Divulgação/ Banco do Brasil (Arquivo)

(Foto: Divulgação / Banco do Brasil)

Os ataques a bancos no Paraná registram queda de quase 40%. O levantamento foi feito com base em registros do Sindicato dos Vigilantes de Curitiba e Região, que apontam diminuição nos números dos principais crimes contra agências bancárias. O presidente do Sindicato, João Soares, minimiza a representatividade dos números e diz que a queda se deu pela redução de caixas eletrônicos nos estabelecimentos.

Entre janeiro e o começo de agosto de 2017, foram 100 ocorrências: 26 arrombamentos, 27 assaltos, 45 explosões de caixas eletrônicos e duas ‘saidinhas’ – quando a vítima é assaltada logo após sair do estabelecimento. No mesmo período do ano passado foram 162 ocorrências: 62 arrombamentos, 22 assaltos e 78 explosões. João Soares falou que os criminosos estão mudando o foco das ações, o que também seria o motivo da queda nos números. O sindicalista comenta que os assaltos a carros fortes, por exemplo, não aconteciam no ano passado e em 2017 já foram registrados sete ataques.

A diminuição, na somatória, é de 38,3%. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, outros crimes também tiveram redução, como, por exemplo, os roubos cometidos contra o comércio: 20% a menos em 2017. Procurada, a SESP não atendeu sobre o aumento no número de assaltos a carros-forte e aos argumentos de que a diminuição de ataques a bancos não está relacionada com ações do poder público para o combate deste tipo de crime.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem