EsportesFutebol

Athletico conquista título inédito na Copa do Brasil e garante vaga consecutiva para a Libertadores

 Athletico conquista título inédito na Copa do Brasil e garante vaga consecutiva para a Libertadores

Foto: divulgação/ Athletico Paranaense

(Foto: divulgação/Athletico Paranaense)

O Athletico Paranaense é o primeiro brasileiro garantido na Copa Libertadores do ano que vem. O Furacão venceu o Internacional por 2 a 1, na noite desta quarta-feira (18), no Beira Rio, diante de 50 mil pessoas, e garantiu o título inédito da Copa do Brasil.

Na entrevista coletiva após a conquista, o grupo não poupou o técnico Tiago Nunes de uma das imagens que sempre marcam momentos como esse: o tradicional banho de isotônico. O título vale uma premiação de 52 milhões de reais para o Athletico. Além disso, apenas por ter alcançado a final, o rubro-negro já tinha acumulado 12 milhões de reais em prêmios.

Emprestado pelo Grêmio, o meia Thonny Anderson comemorou o título diante do maior rival do Tricolor Gaúcho.

Cerca de 2.500 torcedores ocuparam o espaço destinado aos visitantes no Beira Rio. A Copa do Brasil consolida um dos momentos mais importantes da história do Athletico. Depois de ter conquistado o primeiro título internacional do clube, a Copa Sul-Americana, no ano passado, nesta temporada o Furacão conquistou a Levain Cup, no Japão, e agora o também inédito título da Copa do Brasil, diante do Colorado Gaúcho.

O ex-zagueiro Paulo André fez parte dessa história como jogador e, desde a metade do ano, integra a diretoria. Ele defende a permanência do técnico Tiago Nunes.

Tiago Nunes tem contrato com o Athletico até dezembro. No final de semana, o treinador chegou a dizer que iria decidir ‘se paga o boné’ ou permanece no Furacão após a final da Copa do Brasil. Apesar de ter participado de dois dos três maiores títulos conquistados pelo rubro-negro, o técnico não acredita que é o maior treinador da história do clube.

Em quatro finais, também foi a primeira Copa do Brasil conquistada pelo futebol paranaense. O Athletico já tinha decidido o título diante do Flamengo, em 2013, e tinha visto o arquirrival Coritiba ter sido duas vezes vice-campeão em 2011 e 2012.

Outro jogador do Grêmio, e que também foi emprestado para o Furacão, é o lateral Madson.

Um dos nomes mais importantes do Furacão nos últimos anos é o meia atacante Nikão. O jogador está no clube desde janeiro de 2015 e, ao longo desta temporada, sofreu muitas críticas. Ele chegou a dizer que ‘todo atleta tem um prazo de validade dentro dos clubes’ e que não sabia ‘mais quanto tempo’ ainda iria permanecer no Athletico.

O próprio técnico Tiago Nunes confirmou que Nikão chegou a perder espaço ‘quando ele não manteve o foco’ e poderia ter deixado o rubro-negro.

Após o título, vários jogadores também abordaram a vantagem que o Athletico tinha conquistado no jogo de ida. Para alguns deles, houve certo menosprezo ao Furacão, ainda que o rubro-negro tivesse vencido a primeira partida da final por 1 a 0.

O técnico Tiago Nunes nega que tenha usado essa estratégia como meio de motivação ao grupo. Ele avalia que as declarações fazem parte de uma disputa mental entre os adversários.

O gol do título foi marcado nos acréscimos do segundo tempo, pelo atacante Rony. No entanto, o gol que abriu o placar, no Beira Rio, e deixou o rubro-negro mais perto da conquista, saiu de uma assistência do atacante Marco Ruben para o volante Léo Cittadini. Junto com o zagueiro Robson Bambu, os três foram os primeiros reforços do Furacão para esta temporada. Todos foram titulares na final diante do Inter.

Léo Cittadini veio do Santos e chegou ao Athletico sem custos para o clube. Após a final, o técnico Tiago Nunes valorizou o trabalho do Inter.

O presidente do Internacional também enalteceu os méritos do clube em chegar até a final da Copa do Brasil. Marcelo Medeiros falou em ‘continuidade’ do trabalho.

O presidente também reconheceu que o Athletico foi melhor que o Inter na decisão. Ele lamentou ainda uma grande oportunidade criada pelo Colorado, logo no começo da final.

Considerando a Libertadores do ano que vem, em quatro edições, é a terceira que o Athletico vai disputar. É a primeira vez na história do clube que o Furacão se classifica para duas Libertadores consecutivas. Estar sempre presente na competição sul-americana mais importante da temporada é parte do sonho do Furacão de ser campeão do mundo até o centenário do clube, em 2024.

Reportagem: Cleverson Bravo

(Foto: divulgação/Athletico Paranaense)
(Foto: divulgação/Athletico Paranaense)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Athletico vence o Operário e está na final do Paranaense

Athletico vence o Operário e está na final do Paranaense

Furacão enfrenta o Maringá, em duas partidas. Primeiro confronto será na cidade canção

Corrida do Porto tem inscrições abertas

Corrida do Porto tem inscrições abertas

O evento está marcado para o dia 09 de Junho

Athletico anuncia camisas do centenário

Athletico anuncia camisas do centenário

São duas versões comemorativas aos cem anos do clube, uma vermelha e a outra dourada