Atletas curitibanos participam do 1º Torneio de Tênis para Transplantados
Evento tem como objetivo aumentar a percepção da população sobre a importância da doação
Dois atletas de Curitiba vão participar do 1º Torneio de Tênis para Transplantados, em Brasília, nos dias 23 e 24 de novembro. O evento tem como objetivo aumentar a percepção da população sobre a importância da doação. Hoje, cerca de 65 mil pessoas aguardam na fila por um órgão no Brasil. Dessas, mais de 37 mil esperam por um transplante de rim. Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Bahia são os estados com o maior número de pacientes na fila. O evento esportivo é promovido pela ABTx (Associação Brasileira de Transplantados), que tem como propósito proporcionar aos pacientes oportunidades de integração, esporte e superação. É o que explica o organizador do torneio, Edson Arakaki.
Marcos Vinicius Fiuza de Oliveira é um dos atletas curitibanos que vai participar do torneio. Ele pratica o esporte desde criança e há sete anos passou por um transplante de fígado. Depois do procedimento, o tênis foi o responsável pela melhora na autoestima.
LEIA MAIS
A outra atleta curitibana a participar do evento é Luciene Vieira de Andrade Esturrari. Natural de Campina da Lagoa, ela foi diagnosticada com nefrite, uma doença inflamatória dos rins, no nascimento. Em 1988, ela fez o primeiro transplante. Dezesseis anos depois, passou por um segundo procedimento. Ela detalha a importância de um evento com foco na doação de órgãos.
O Torneio de Tênis para Transplantados vai acontecer no Clube do Exército, em Brasília, neste final de semana. É possível acompanhar pelas redes sociais da ABTx.
Reportagem: Mirian Villa