Atletas paranaenses são destaque nas Paralimpíadas Universitárias

(Foto: divulgação/Adriano Souza)

Dois estudantes do primeiro ano de Educação Física de uma universidade paranaense foram destaque nas Paralimpíadas Universitárias. As competições ocorreram em São Paulo e reuniram 382 atletas de 21 estados mais o Distrito Federal. Vinicius Cabral, de 17 anos, é de Paranaguá, no litoral, e conquistou duas medalhas de ouro no atletismo – 100 e 200 metros – e uma no arremesso de taco.

Adriano Souza, de Maringá, conquistou mais três medalhas de ouro no atletismo – 100, 200 e 400 metros. Ele já está classificado para o Mundial de Dubai que acontece em dezembro. Adriano é tricampeão brasileiro nos 400 metros do atletismo. Ele tem paralisia cerebral e, mesmo com a dificuldade em conseguir se expressar com a fala, demonstra o quanto é dedicado ao esporte. Os treinos são diários.

Adriano tem 39 anos e apesar da idade mais avançada para quem deseja seguir a carreira no esporte, ele brinca que não vai pendurar as chuteiras tão cedo. A paixão pelo esporte vai seguir por toda a vida.

A terceira edição das Paralimpíadas Universitárias busca estimular a participação dos estudantes com deficiência física, visual ou intelectual em atividades esportivas de todas as instituições de ensino superior do País. Na competição, foram disputadas oito modalidades: atletismo, bocha, basquete 3 por 3, judô, natação, parabadminton, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas. 

Reportagem: Juliana Goss