Atriz Yara Sarmento morre aos 78 anos em Curitiba

 Atriz Yara Sarmento morre aos 78 anos em Curitiba

(Foto: divulgação/Celepar)

(Foto: divulgação/Celepar)

Morreu em Curitiba e foi cremada neste sábado (27) a atriz Yara Sarmento, de 78 anos. Natural de Antonina, onde viveu até 1950, iniciou a carreira na capital paranaense. Ela foi uma das principais figuras no início da televisão no Paraná, onde atuou ao lado de outros grandes nomes do teatro local, como Lala Schneider, Claudete Barone, Irene Moraes, Aristeu Berger, Joel de Oliveira e Luiz Hilário.

Em 1964, ela foi para o Rio de Janeiro e atuou em teleteatros da TV Tupi. Também participou de alguns dos primeiros programas da TV Globo. No teatro, Yara integrou diversos elencos, como o de “Onde Canta O Sabiá”, no Teatro do Rio, primeiro espetáculo “pop” do Brasil, estrelado por Marília Pêra e Gracindo Júnior. Fez dublagens para filmes de televisão e de cinema nos estúdios Herbert Richers e Peri Filmes.  

A carreira prosseguiu em São Paulo, a partir de 1967. Yara Sarmento voltou a Curitiba, onde seguiu no meio artístico como diretora de teatro e atriz. Advogada, formada em Direito pela Universidade Federal do Paraná, Yara atuou na organização da classe artística e em defesa da regulamentação profissional.

Uma das idealizadoras e fundadoras do Troféu Gralha Azul, foi diretora artística da Fundação Teatro Guaíra entre 1983 e 1985, e trabalhou na instituição até se aposentar.

Reportagem: Lenise Klenk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem