Política

Audiência pública volta a discutir poluição sonora causa por apito de trem em Curitiba

 Audiência pública volta a discutir poluição sonora causa por apito de trem em Curitiba

(Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

(Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

No dia 3 de outubro, uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Curitiba deve voltar a discutir a poluição sonora causada pelo apito de trens na cidade. Devem participar do debate representantes da empresa Rumo, concessionária da ferrovia Norte-Sul, além de técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), da Secretaria Municipal de Trânsito, Urbs e Promotoria de Justiça de Meio Ambiente.

O tema é recorrente. Moradores de regiões próximas ao traçado da linha férrea reclamam do barulho causado pelo apito que – segundo eles, não tem hora para ser disparado.

A bancária Fernanda Garcia Barroso mora no Cristo Rei, próximo a dois trilhos. Para ela, o principal problema é o soar do apito durante a madrugada.

Em outubro do ano passado, os vereadores aprovaram um projeto que desobrigou a Prefeitura de Curitiba a sinalizar as passagens de nível, por meio de placas, cancela automática ou outros dispositivos. A responsabilidade foi atribuída à concessionária da linha férrea.

Para alguns vereadores, o uso dos apitos é inevitável enquanto a sinalização não é adequada. Fernanda também acredita que as cancelas seriam um bom substitutivo para o apito.

Essa também é a opinião do engenheiro eletrônico Eduardo Todt, que morou por sete anos próximo a uma linha férrea no Alto da XV. Além do barulho, ele acredita que falta uma sinalização adequada que garanta a segurança do trânsito.

Segundo a Presidência da Câmara, um procedimento foi aberto no Ministério Público Federal e estabelecido um prazo para a concessionária Rumo apresentar respostas a questionamentos apresentados. Os vereadores discutem a possibilidade de limitar o volume do ruído. A audiência está marcada para 3 de outubro, das 14h às 16h, no auditório no Anexo II da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Uma lei municipal de 2005 chegou a proibir a circulação de trens por Curitiba no período noturno, mas a norma foi suspensa por decisão judicial.

Em nota, a empresa Rumo afirma que a buzina é um item essencial de segurança para a operação e a população. A concessionária explica que os horários de circulação dos trens dependem das operações de carregamento e descarregamento, entre outros fatores.

Quanto ao som do apito, a Rumo afirma que segue as orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estabelece que o nível de pressão sonora da buzina deve ser no mínimo de 96 dB e máximo de 110 dB.

Reportagem: Lenise Klenk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

De acordo com a nova lei, o ITCMD vai passar a ter alíquota progressiva

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Estudo aponta que 87% dos senadores eleitos no estado tem vínculo antigo com a política

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

Em entrevista à BandNews FM, prefeito diz querer cuidar da Região Metropolitana de Curitiba

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

A proposta discute os valores éticos para o uso da tecnologia