Audiências do Sítio de Atibaia serão retomadas hoje com nova juíza

 Audiências do Sítio de Atibaia serão retomadas hoje com nova juíza

(Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Depois de ter audiências adiadas e remanejadas pelo Juiz Sérgio Moro por conta do período eleitoral, a Justiça Federal retoma a partir de hoje os interrogatórios dos réus da ação penal que investiga se o ex-presidente Lula recebeu vantagens indevidas de empreiteiras na reforma de um sítio em Atibaia (SP). As audiências desta segunda-feira (05) serão feitas sob o comando da juíza substituta da 13ª Vara Federal, Gabriela Hardt.

Ao todo, 13 acusados vão ficar cara a cara com a juíza até o dia 14 de novembro – data em que será interrogado o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Depois de ouvir os réus, Gabriela Hardt abre o prazo para entrega das alegações finais do Ministério Público Federal (MPF), assistente de acusação e defesas dos réus. O próximo passo é a sentença.

Nesta segunda-feira, a juíza vai ouvir, a partir das 14h, os executivos da Odebrecht Carlos Paschoal e Emyr Diniz Costa Junior. Os dois são delatores da Lava Jato e, portanto, não podem ficar em silêncio durante o depoimento. Nesta ação penal, o Ministério Público Federal afirma que o ex-presidente seria responsável por comandar “uma sofisticada estrutura ilícita para captação de apoio parlamentar e teria recebido cerca de R$ 870 mil em vantagens indevidas em forma de reformas, construção de anexos e outras benfeitorias no Sítio de Atibaia.”

Além de Lula, o ex-presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht; o dono da OAS, Léo Pinheiro; o pecuarista José Carlos Bumlai; e mais nove foram denunciados na mesma ação penal.  O ex-presidente foi denunciado em maio de 2017 e tornou-se réu em agosto do mesmo ano. Ele foi preso no dia 7 de abril após ser condenado a 12 anos e um mês, no processo referente ao Triplex do Guarujá (SP).

Reportagem: Thaissa Martiniuk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem