Aumenta o número de instituições sem aulas no Paraná por causa da greve de caminhoneiros

 Aumenta o número de instituições sem aulas no Paraná por causa da greve de caminhoneiros

(Foto: Hedeson Alves/Aen)

(Foto: Hedeson Alves/Aen)

Subiu para 99 o número de cidades paranaenses com aulas suspensas nas escolas estaduais por causa da greve de caminhoneiros. Até ontem (28), eram 68 municípios. De acordo com a Secretaria de Estado de Educação, a medida foi necessária principalmente por causa da falta de transporte escolar para os alunos e pela dificuldade de locomoção dos professores. Em muitas unidades, há ainda problemas no abastecimento de suprimentos e falta gás de cozinha, o que inviabiliza o preparo da merenda escolar.

É o que explica a secretária de Educação, Lucia Aparecida Martins.

Também é grande o número de instituições de ensino superior no estado com atividades paralisadas nesta semana. São pelo menos 23, incluindo as estaduais de Londrina, de Maringá, do Oeste do Paraná, do Centro-Oeste, de Ponta Grossa, do Norte e a Universidade Estadual do Paraná.

Por causa da suspensão das atividades nas instituições, as cirurgias eletivas agendadas nos hospitais universitários da UEPG, UEL e da Unioeste também foram canceladas temporariamente. Com isso, ficam mantidos apenas os atendimentos aos casos de urgência e emergência, que são prioridade. A orientação é a de que, uma vez a situação esteja normalizada, todos os pacientes serão informados das novas datas dos procedimentos. Reuniões também têm sido realizadas diariamente para avaliar caso a caso a situação de cada local.

Impactos ainda nos Restaurantes Universitários do estado, que não funcionam por falta de mantimentos e de outros materiais, e o governo alerta que, pelo menos por enquanto, a situação permanece como está. Entre as universidades particulares, estão sem aulas a Universidade Federal do Paraná, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, PUC Paraná, Universidade Positivo, UniCuritiba, Tuiuti, Fesp, Unopar e Unila.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem