CuritibaGeral

Aumentam índices de subnutrição e obesidade entre crianças de Curitiba

Anos de pandemia podem ter acelerado ou criado novas tendências, além de aumentar a desigualdade

 Aumentam índices de subnutrição e obesidade entre crianças de Curitiba

foto: ilustrativa/pixabay

Dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional apontam para o aumento do número de crianças abaixo do peso em Curitiba. Em dois anos, o índice de pessoas de zero a cinco anos em situação de “déficit nutricional” passou de quatro e meio por cento para quase sete por cento. A evolução foi notada entre 2019 e 2021, período em que todo o Brasil viu aumentar as taxas de desemprego e fome.

O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional também observou o aumento das crianças obesas na faixa etária de cinco a nove anos. No mesmo período, houve um avanço de seis pontos porcentuais, passando de 16% para 22%.

Os anos que antecederam a pandemia mostravam certa estabilidade dos indicadores de obesidade e desnutrição. As variações observadas de 2019 para cá podem indicar que a crise sanitária e econômica acelerou ou criou novas tendências, além de ter aumentado a desigualdade entre os mais ricos e os mais pobres.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, os anos de pandemia também reduziram os dados públicos sobre o peso dos curitibanos de todas as faixas-etárias. O   relatório técnico alerta que a base de dados é inferior aos anos anteriores. Apesar disso, também foram notados aumentos dos índices de sobrepeso e obesidade entre crianças e adolescentes de 10 a 19 anos, e de adultos de 20 a 59 anos.

Reportagem Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba recebe evento automotivo com coleção do Ayrton Senna

Curitiba recebe evento automotivo com coleção do Ayrton Senna

O evento acontece no feriado da Páscoa, entre os dias 28 e 31 de março

Semana Santa altera trânsito em Curitiba

Semana Santa altera trânsito em Curitiba

Procissão católica passará por ruas centrais