CuritibaServiços

Bairro Atuba recebe mutirão contra dengue

Em 2022, no balanço até 31 de maio, Curitiba confirmou 137 casos de dengue

 Bairro Atuba recebe mutirão contra dengue

Foto: Daniel Castellano/SMCS

Os moradores do Bairro Atuba recebem, a partir desta quinta-feira (9), a sétima etapa do mutirão Curitiba sem Mosquito de 2022. A ação conjunta é realizada para evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, zyka e chikungunya. A ação contemplará uma região que margeia o Rio Atuba, no limite com o município de Colombo. Essa é a segunda vez que a ação acontece de forma coordenada com outro município da região metropolitana – a primeira foi realizada no final de maio, com o município de Pinhais. Esta é a terceira vez do ano que o mutirão passa pela Regional Boa Vista, umas das áreas com mais registros de focos do mosquito no município.

O Curitiba sem Mosquito também já esteve neste ano na Regional CIC, Boqueirão e duas vezes no Tatuquara. Só em 2022, foram coletadas mais de 295 toneladas de lixo e entulhos. Nesta quinta (9) e sexta-feira (10), os moradores da área onde ocorre a ação recebem visitas dos agentes de endemias da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) orientando que tipos de materiais podem ser descartados – tudo o que, ao relento, pode acumular água e ser usado como criadouro pelo Aedes aegypti. Os moradores podem aproveitar o fim de semana para a separação.

Na terça (14) e quarta-feira (15), os caminhões do departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente passam pela região para recolher os entulhos. Do outro lado da margem do Rio Atuba, a Prefeitura de Colombo também organiza mutirões com dias e horários e agendas específicas. A adesão da população aos mutirões, recebendo os agentes e fazendo os descartes adequados, é essencial para que a cidade mantenha o baixo índice de infestação do mosquito. Além de uniformizados e identificados, os agentes usam os EPIs recomendados e mantêm todas as medidas de prevenção do novo coronavírus. Em caso de dúvida, é possível ligar para o 156 para checar se aquele profissional realmente faz parte da equipe da SMS, todos os agentes estão identificados com crachás com suas credenciais profissionais. Em 2022, no balanço até 31 de maio, Curitiba confirmou 137 casos de dengue, (sendo 136 importados e 1 caso contraído na capital paranaense).Nas inspeções de rotina, foram identificados, no mesmo período, 822 focos de Aedes aegypti na cidade. Os focos encontrados não significam que os mosquitos carreguem os vírus das doenças.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba interrompe campanha contra covid para maiores de 12 anos

Curitiba interrompe campanha contra covid para maiores de 12 anos

Retomada da vacinação depende da remessa de novas doses do Ministério da Saúde

Apartamentos de um e dois quartos lideram vendas em Curitiba

Apartamentos de um e dois quartos lideram vendas em Curitiba

Os bairros mais procurados em fevereiro foram Centro, Água Verde e Campo Comprido