Baleia franca e filhote são vistos em praias no litoral do Paraná

(Foto: divulgação/Almir Alves)

Uma baleia franca com um filhote foram vistos na praia de Matinhos no litoral do Paraná. O registro foi feito ontem por um morador da cidade que tem como hábito fazer imagens de surfistas todas as manhãs. Almir Alves conta como conseguiu filmar as baleias.

Segundo a Bióloga Liana Rosa, do Centro de Estudos do Mar, da Universidade Federal do Paraná, a mãe e o filhote de baleia franca foram vistos a cerca de 30 metros da praia, logo atrás da arrebentação. Caso alguém visualize as espécies é importante não chegar perto, apesar de dóceis, as baleias podem assustar devido ao seu tamanho e ao movimento das nadadeiras. Elas podem chegar a 18 metros de comprimento.

A mãe e o filhote observados no litoral do Paraná são visitantes de primeira viagem. O animal não está registrado no Catálogo Nacional de Baleias Francas. A identificação é feita pelas calosidades na cabeça da baleia, que servem como uma identificação individual.

De acordo com a bióloga, no litoral do Paraná a baleia franca encontra água quente, alimento e segurança para reprodução. Ontem as equipes do Centro de Estudos do mar, da UFPR, observaram os animais também em Guaratuba e em Pontal do Paraná.

(Foto: divulgação/Almir Alves)

Reportagem: Fábio Kiil/Kelly Frizzo

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*