CuritibaEconomia

Banco do Agricultor Paranaense lançado esta semana se torna nova aposta no agronegócio do Estado

 Banco do Agricultor Paranaense lançado esta semana se torna nova aposta no agronegócio do Estado

Foto: SECC

news_interna_marcaBancoAgricultorNegativaA
Foto: SECC

Um programa de financiamento para empresários do campo lançado nesta terça-feira (27) pelo Governo do Estado, é a nova aposta para fortalecer o agronegócio no Paraná. O Banco do Agricultor Paranaense é um programa voltado ao desenvolvimento sustentável, a inovação tecnológica e a melhoria da competitividade dos produtos paranaenses. O Paraná é uma das principais potências agrícolas do Brasil e o programa é uma aposta em uma das principais vocações dos municípios, que é a integração entre o campo e a cidade.

Segundo o secretário estadual de Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, o programa é uma aposta ousada e inédita no País para subsidiar modernizações e resolver gargalos históricos, como a irrigação no Arenito Caiuá.

Segundo a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, o agronegócio tem Valor Bruto de Produção (VBP) na casa de 120 bilhões de reais. O agro representa 34% do PIB total do Paraná. Ou seja, de cada 100 reais produzidos num ano, 34 tem a ver diretamente com o agronegócio. O campo e suas vertentes também respondem por 80% do esforço exportador do Paraná, com balança comercial superavitária. O Estado é o terceiro maior exportador do agro, com mais de 13% do total. No País, o campo já produz mais de R$ 1 trilhão.

O agronegócio representa cerca de 21% do PIB e é relevante sob o ponto de vista do emprego, da renda e do valor agregado à produção de máquinas, implementos, equipamentos, fertilizantes, pesticidas, combustíveis e outros insumos, além do valor agregado no processamento agroindustrial. Ortigara destaca que o  Paraná é protagonista em diversos setores. Um deles é o de grãos. Com mais de 41 milhões de toneladas por ano, é o segundo maior produtor do País, com mais de 15% do total.

O panorama reflete na geração de oportunidades, emprego e renda. Centenas de milhares de paranaenses trabalham em indústrias que fabricam máquinas, equipamentos, insumos ou no processamento de alimentos, como em frigoríficos ou laticínios. São as bases produtivas de inúmeros municípios paranaenses – o Estado tem nove cidades com valor bruto da produção superior a R$ 1 bilhão.

O Paraná também é sede das maiores cooperativas do Brasil, que convivem com as maiores tradings do mundo. Juntas, as 217 cooperativas faturaram 115,5 bilhões de reais em 2020, empregaram 117.500 pessoas e exportaram 4,5 bilhões de dólares. Elas fornecem insumos, soluções e assistência. Recebem 60% da produção de grãos e já agregam valor em metade.

O Estado ainda tem outras 179 pequenas cooperativas que faturam cerca de 600 milhões por ano. O Banco do Agricultor Paranaense também ataca diretamente os desafios pendentes do Estado, que são aumentar a eficiência do uso dos recursos naturais e dos sistemas de produção. 

Reportagem: Taís Santana

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Tributo aos Bee Gees chega em Curitiba

Tributo aos Bee Gees chega em Curitiba

Show “Uma Noite Com Os Bee Gees” é apresentado pela banda argentina Geminis

BR-277 tem faixa liberada, com mais 19 km de fila

BR-277 tem faixa liberada, com mais 19 km de fila

Trecho foi totalmente bloqueado para o destombamento do caminhão na tarde desta quarta (24)

BR-277 segue bloqueada; rodovia registra 17 km de fila

BR-277 segue bloqueada; rodovia registra 17 km de fila

O trecho congestionado é o do km 128, em Campo Largo, sentido Curitiba