ParanáGeral

Banco é multado em R$ 64mil por empréstimo consignado falso

Vítima é aposentada analfabeta de Guarapuava e teve documentos adulterados com assinatura falsa

 Banco é multado em R$ 64mil por empréstimo consignado falso

Foto: Reprodução/TV Gazeta

Uma aposentada moradora de Guarapuava procurou o Procon-PR para reclamar sobre um empréstimo não solicitado que estava sendo descontado de forma consignada do seu benefício. A mulher é analfabeta e, de acordo com a coordenadora do Procon em Guarapuava, Luana Esteche, foi identificado que a solicitação de empréstimo continha assinaturas em nome da aposentada.

Segundo o órgão, são dois tipos os golpes relacionados a empréstimos mais comuns. Este que envolve fraude de documentação, mas também o reaproveitamento de documentos já usados em outros empréstimos para novas solicitações, sem a autorização do beneficiário.

A coordenadora do Procon indica que isso acontece possivelmente em instituições intermediárias, credenciadas para prestar esse serviço a vários bancos.

No entendimento jurídico, é responsabilidade da instituição financeira confirmar os dados do contrato, conforme orienta o advogado Frederico Glitz.

Já na esfera criminal, podem ser punidos os fraudadores e funcionários que tenham participado dos crimes. No caso de Guarapuava, o banco vai ser notificado da multa de forma oficial e tem 20 dias para interpor recurso. O processo foi também enviado ao Ministério Público.

O INSS disponibiliza no site Meu INSS uma opção para bloquear liberação de empréstimos consignados, uma opção para quem quer evitar fraudes e não pretende usar este tipo de serviço.


Reportagem: Amanda Yargas.

Avatar

felipe.costa

Hotéis de Foz devem atingir até 85% de ocupação

Hotéis de Foz devem atingir até 85% de ocupação

A maior procura é por reservas em hotéis de duas, três e quatro estrelas.

Paraná pode incorporar centro universitário municipal de União da Vitória

Paraná pode incorporar centro universitário municipal de União da Vitória

O Univ é uma instituição pública municipal, mas que cobra mensalidade para manter as atividades