ParanáGeral

Banco é multado em R$ 64mil por empréstimo consignado falso

Vítima é aposentada analfabeta de Guarapuava e teve documentos adulterados com assinatura falsa

 Banco é multado em R$ 64mil por empréstimo consignado falso

Foto: Reprodução/TV Gazeta

Uma aposentada moradora de Guarapuava procurou o Procon-PR para reclamar sobre um empréstimo não solicitado que estava sendo descontado de forma consignada do seu benefício. A mulher é analfabeta e, de acordo com a coordenadora do Procon em Guarapuava, Luana Esteche, foi identificado que a solicitação de empréstimo continha assinaturas em nome da aposentada.

Segundo o órgão, são dois tipos os golpes relacionados a empréstimos mais comuns. Este que envolve fraude de documentação, mas também o reaproveitamento de documentos já usados em outros empréstimos para novas solicitações, sem a autorização do beneficiário.

A coordenadora do Procon indica que isso acontece possivelmente em instituições intermediárias, credenciadas para prestar esse serviço a vários bancos.

No entendimento jurídico, é responsabilidade da instituição financeira confirmar os dados do contrato, conforme orienta o advogado Frederico Glitz.

Já na esfera criminal, podem ser punidos os fraudadores e funcionários que tenham participado dos crimes. No caso de Guarapuava, o banco vai ser notificado da multa de forma oficial e tem 20 dias para interpor recurso. O processo foi também enviado ao Ministério Público.

O INSS disponibiliza no site Meu INSS uma opção para bloquear liberação de empréstimos consignados, uma opção para quem quer evitar fraudes e não pretende usar este tipo de serviço.


Reportagem: Amanda Yargas.

Avatar

felipe.costa

Paraná registra 57 mil tentativas de fraude de identidade

Paraná registra 57 mil tentativas de fraude de identidade

Dados de levantamento do Serasa Experian são do mês de fevereiro

Deputados aprovam nova licença para defensores públicos e procuradores

Deputados aprovam nova licença para defensores públicos e procuradores

Os textos, que tramitaram em regime de urgência, já passaram por duas votações na Assembleia