Barco Sorriso vai atender comunidades indígenas do litoral no final de semana

 Barco Sorriso vai atender comunidades indígenas do litoral no final de semana

(Foto: reprodução/Facebook)

(Foto: reprodução/Facebook)

Moradores da comunidade tradicional do Maciel e de duas comunidades indígenas de etnia Guarani que vivem no litoral do Paraná vão receber no próximo sábado (9) atendimento odontológico, médico e informativo. A iniciativa é do Barco Sorriso e do Observatório de Justiça e Conservação (OJC). Os recursos da ação vêm das vendas de camisetas e ecobags da campanha #SalveAIlhaDoMel.

O Barco Sorriso presta, desde 2013, atendimento odontológico e educação em saúde a comunidades litorâneas isoladas. As organizações que se associaram no atendimento às comunidades avaliam que elas carecerem de atenção básica à saúde e que também estão ameaçadas de não ter mais condições de permanecer no local onde vivem diante da possibilidade de instalação de um complexo industrial portuário em Pontal do Paraná. As obras incluem um porto privado – que seria viabilizado com dinheiro público – feito a menos de três quilômetros da Ilha do Mel, um Patrimônio Natural da Humanidade, reconhecido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Segundo a dentista Carolina Dea Bruzamolin, coordenadora de educação em Saúde do Barco Sorriso, o trabalho nas comunidades do litoral procura suprir carências de atendimento humanizado.

O gerente de parcerias estratégicas do Observatório de Justiça e Conservação, André Dias, diz que a venda dos produtos que permitiu o atendimento à saúde também deve garantir apoio a outras iniciativas em benefício da comunidade.

O trabalho de atendimento odontológico e médico é feito por profissionais voluntários. No dia 9, a ação começa às 6h, quando o grupo sai de Curitiba. O atendimento deve seguir até as 16h, quando o grupo retorna para Pontal do Paraná e, depois, novamente, a Curitiba. Pessoas interessadas em apoiar a campanha #SalveAIlhaDoMel podem comprar produtos da linha de camisetas e ecobags para arrecadar fundos para o movimento.

Os produtos estão disponíveis em duas opções de ilustrações diferentes, em algodão cru (produzidos com mínimo impacto ambiental) ou na cor preta. Eles são feitos com algodão orgânico e 100% certificado. Parte da renda arrecadada vai ser direcionada à ação em parceria com o Barco Sorriso. Outra parte também será destinada a futuras ações em benefício da comunidade e de crianças que vivem na Ilha do Mel.

Os produtos podem ser comprados pelo site camisetaecoisaseria.com.br/salve-a-ilha-do-mel. Até 12 de março, por causa do Carnaval, os valores são promocionais.

Reportagem: Lenise Klenk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem