Especiais

Bebê de três meses é o mais jovem doador de órgãos do Paraná

 Bebê de três meses é o mais jovem doador de órgãos do Paraná

Foto: divulgação/Aen

Foto: divulgação/Aen

A família de um bebê de três meses de idade que teve morte encefálica depois de uma parada cardíaca deu esperança a outra família. Em momento de dor extrema, os pais autorizaram ontem (10) a doações de órgãos. O bebê se tornou o doador mais jovem do Hospital Universitário do Oeste do Paraná, em Cascavel, onde a cirurgia foi feita. Os rins do bebê foram encaminhados para o Rio Grande do Sul, para serem transplantados em uma menina de dois anos de idade.

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do HU acompanhou todo o processo de doação, desde a realização do diagnóstico de morte encefálica, conversa com a família do doador e captação dos órgãos. Segundo os médicos que atenderam o caso, o bebê teve morte encefálica por conta de uma parada cardíaca causada por perda acentuada de líquidos.

O secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Nardi, lembra que toda doação de órgãos precisa ser autorizada pela família, por isso, a sensibilidade das equipes de saúde se torna crucial.

Em entrevista à imprensa local, a mãe do bebê doador, Cíntia da Silva, disse que a decisão de doar os órgãos do filho foi motivada pelo desejo de ajudar mães que passam pela dor de ver um filho sofrendo.

O Paraná é o Estado brasileiro com maior índice de doações de órgãos por milhão de população. Enquanto a média nacional é de 17,5 doações por milhão de habitantes, no Paraná esse índice chegou a 49,2 em 2018.

De janeiro a setembro deste ano, 468 famílias autorizaram a doação de órgãos de seus familiares e 418 destes resultaram em doações efetivas. Como cada doação pode beneficiar mais de um paciente, o número de transplantes realizados no Estado é bem maior, chegando a 722. Além desses, foram realizados ainda 636 transplantes de córneas no Paraná.

Para ser doador de órgãos não é necessário deixar nada por escrito, apenas avisar familiares sobre o desejo de doar.

Reportagem: Narley Resende

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Vacinas são as principais formas de prevenir meningite

Vacinas são as principais formas de prevenir meningite

Em princípio, pessoas de qualquer idade podem contrair a doença

XVII CONPARH reúne 60 palestrantes em Curitiba

XVII CONPARH reúne 60 palestrantes em Curitiba

Ela é uma das organizadoras do XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos, em Curitiba

Economia é destaque em debate com Heloisa Menezes

Economia é destaque em debate com Heloisa Menezes

Ela é uma das palestrantes do XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos, em Curitiba