COLUNAS

Colunistas // Antonio Carlos da Silva

Avatar

Os biarticulados representaram um salto de capacidade e qualidade no deslocamento das pessoas

 Biarticulados Volvo comemoram 30 anos de operação

Foto: Divulgação Volvo

Os ônibus biarticulados Volvo comemoram 30 anos de operação bem-sucedida em Curitiba. Nesse período, mudou completamente o meio de transporte público urbano. Os biarticulados representaram um salto de capacidade e qualidade no deslocamento das pessoas em grandes cidades. Foi a partir dessa invenção da Volvo que surgiu uma revolução, conhecida hoje como BRT (Bus Rapid Transport), sistema de transporte rápido por ônibus que se espalhou pelo mundo nas últimas três décadas. Hoje, a Volvo está em BRTs de dezenas de países, com mais de 5 mil veículos da marca.

Os biarticulados são ônibus com quatro eixos, duas articulações e alta capacidade de passageiros. O modelo atual da Volvo é o maior ônibus em operação no mundo. Dependendo da configuração da carroceria, pode ter até 30 metros de comprimento e capacidade para 300 passageiros.

O desenvolvimento do ônibus biarticulado nasceu de uma parceria entre a Volvo e Curitiba. No fim dos anos 80, a prefeitura procurou a fabricante, que tem sua sede latino-americana na cidade, com a proposta de desenvolver um ônibus de capacidade ainda maior do que os já consagrados articulados Volvo de então.

Ouça o boletim completo:

Antonio Carlos da Silva para a BandNews FM

Avatar

Antonio Carlos da Silva